Ativos domésticos têm alívio com melhora internacional
Balanços positivos do setor financeiro ajudaram a manter Ibovespa com ganhos por mais um dia
O mercado local teve dia de alívio nesta terça-feira, 6, seguindo a tendência dos mercados internacionais. O movimento foi guiado pela queda da taxa dos títulos americanos, que recuaram com boa demanda no leilão da dívida dos Estados Unidos.
O dólar chegou a cair para 4,95 reais durante a sessão, e os juros futuros registraram uma baixa de até 4 pontos no miolo e na parte longa da curva.
As taxas subiram no início do dia nos vencimentos intermediários com a ata do Copom, que adotou um tom considerado mais duro ao destacar a pressão com os ganhos nos salários. O ponto foi reforçado em declaração do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em evento durante a manhã.
Na segunda metade da sessão, no entanto, a melhora no humor externo puxou as taxas futuras pra baixo. Ainda assim, a precificação da Selic no final do ciclo de cortes permanece acima de 9,25% ao ano.
O Ibovespa registrou desempenho forte e fechou o pregão na maior alta diária do ano, aos 130,4 mil pontos (+2,21%). O resultado foi novamente impulsionado pelo otimismo com os ganhos dos bancos. O Itaú foi a principal contribuição positiva e registrou alta de 4,29% após apresentar resultados positivo para o último trimestre do ano passado.
O Bradesco, que deve divulgar o balanço nesta quarta, 7, registrou valorização de 6,21% antes do balanço e foi a segunda maior contribuição positiva para o índice. Os ganhos também foram impulsionados com a proposta de oferta pública que pode fechar o capital da Cielo. O banco é controlador da companhia.
A terceira contribuição mais relevante para o principal indicador acionário brasileiro ficou com a Vale (+1,77%), que reagiu à leve recuperação dos preços do minério de ferro no mercado internacional em alta de 0,32%, após três sessões de baixa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)