Arcabouço com ajustes e PIB da China movimentam mercados
Investidores apreensivos para conhecer o texto com as novas regras fiscais que substituirão o Teto de Gastos. A expectativa cresceu ainda mais, após a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, condicionar o orçamento à aprovação do novo arcabouço fiscal...
Investidores apreensivos para conhecer o texto com as novas regras fiscais que substituirão o Teto de Gastos. A expectativa cresceu ainda mais, após a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, condicionar o orçamento à aprovação do novo arcabouço fiscal. De acordo com ela, sem os novos parâmetros o governo não terá dinheiro para investimentos. Além disso, durante o dia de ontem, Fernando Haddad afirmou que o projeto de lei estava sendo alterado, antes mesmo de ser apresentado.
No exterior, os mercados reagem ao PIB (Produto Interno Bruto) da China mais forte que o esperado. O país apresentou crescimento de 4,5% nos últimos quatro trimestres encerrados em março, contra 4% do consenso dos especialistas. O número mostrou uma recuperação mais robusta da economia do gigante asiático, puxado pela retomada do consumo interno. Do lado negativo, o investimento imobiliário apresentou queda e a produção industrial ainda está fraca.
No campo corporativo, os investidores ainda aguardam a divulgação de relatório de produção da Vale. A mineradora vai revelar os números após o fechamento do pregão. Além disso, as ações da companhia também devem reagir aos números da economia chinesa, principalmente, no que diz respeito ao mercado imobiliário.
Para as commodities, o dia começa com o minério de ferro em alta de 0,85% na primeira parte da sessão em Singapura, cotado a US$ 117,75 a tonelada. O petróleo chegou a esboçar uma alta nos preços logo após a divulgação do PIB chinês, mas cedeu e operava próximo à estabilidade, às 8h01, em baixa de -0,09%, aos US$ 84,67 o barril do tipo Brent.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)