Alta no preço do diesel pode encarecer passagem de ônibus em 2,2%
A alta de 8,1% no preço do diesel, anunciada ontem (11) pela Petrobras, pode aumentar o preço médio da passagem de ônibus em 2,2%. A estimativa é da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Segundo a entidade, o combustível representa 26,6% do custo das companhias...
A alta de 8,1% no preço do diesel, anunciada ontem (11) pela Petrobras, pode aumentar o preço médio da passagem de ônibus em 2,2%. A estimativa é da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Segundo a entidade, o combustível representa 26,6% do custo das companhias.
“O aumento do diesel chega num momento preocupante, segundo a entidade, já que a maioria dos contratos de concessão prevê que as revisões tarifárias sejam realizadas no primeiro trimestre do ano. Até o momento, 40 cidades brasileiras já realizaram reajustes em suas tarifas e dezenas estudam os novos valores a serem aplicados”, afirmou, em nota, a NTU.
O presidente-executivo da NTU, Otávio Cunha, afirmou que os reajustes no preço do diesel nos últimos 12 meses podem elevar a tarifa em 18,8%.
“As empresas não sabem mais como lidar com esses aumentos recorrentes do óleo diesel, que inevitavelmente terão que ser repassados para o custo das tarifas.Vai aumentar a pressão para o reajuste nas demais cidades, para incluir na conta mais esse aumento do diesel. As empresas não vão conseguir absorver mais esse peso e muito menos o cidadão de baixa renda, maior usuário do serviço de transporte público por ônibus no Brasil”, disse.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)