Alta de juros foi necessária porque “o cenário piorou”, diz diretor do BC
Em evento organizado pelo Goldman Sachs, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra Fernandes, admitiu que o cenário econômico piorou, o que, no entender dele, aumenta o desafio de conseguir entregar a inflação dentro da meta e, ao mesmo tempo, saber calibrar a alta dos juros...
Em evento organizado pelo Goldman Sachs, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra Fernandes, admitiu que o cenário econômico piorou, o que, no entender dele, aumenta o desafio de conseguir entregar a inflação dentro da meta e, ao mesmo tempo, saber calibrar a alta dos juros.
“O cenário piorou e foi necessário estender o ciclo [de alta dos juros]. O tempo dirá se saberemos alongar o período de manutenção do juro alto, a fim de entregar a inflação na meta. Mas a decisão precisa ser razoável, porque o risco de desaceleração é crescente. Esse é o desafio pela frente.”
Atualmente, o centro da meta de inflação é 3,5%.
“Estamos sendo cobrados para fazer o nosso trabalho, cumprir o nosso mandato. E não temos receio de persegui-lo. Vemos esse movimento de inflação implícita bem acima do padrão histórico também nos Estados Unidos e na Europa. Todos estão dispostos a pagar um preço maior para ter uma inflação menor”, afirmou Serra.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)