Agenda econômica fraca mantém Vale e Petrobras no radar
Ingerência política e deterioração de duas das principais empresas nacionais preocupam investidores e podem afetar humor local
Sem dados econômicos relevantes para o dia e após números de inflação com boa leitura, os investidores devem continuar atentos ao desenrolar das polêmicas em torno de Petrobras e Vale.
As ações da estatal registraram leve reação após a queda recente, mas ainda acumulam cerca de 9% de queda desde o anúncio da retenção dos dividendos extraordinários, na quinta-feira da semana passada, 8.
Nos bastidores da crise estão as disputas internas do governo. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o presidente da estatal, Jean Paul Prates, disputam espaço nas fileiras de ungidos de Lula e a querela se estendeu à definição sobre os dividendos, com Prates a favor de repasse de 50% do volume a acionistas, e Silveira em defesa do represamento dos recursos.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tenta arbitrar a disputa e levou um assento no Conselho de Administração da petroleira, que será ocupado por Rafael Dubeux, secretário executivo adjunto da pasta.
Os papéis da mineradora recuaram 4,45% nas últimas três sessões em resposta à queda dos preços no minério de ferro e às polêmicas envolvendo tentativas do governo de impor um nome alinhado à frente da companhia.
Na terça-feira, uma carta-renúncia do conselheiro da mineradora Vale José Luciano Duarte Penido ampliou a crise. Na correspondência, Penido afirma que o processo de sucessão na empresa estaria sendo manipulado e não atenderia aos melhores interesses da empresa, sofrendo uma “nefasta influência política
O executivo também destacou a não poupou críticas aos membros do conselho e disse não acreditar “na honestidade de propósitos de acionista relevantes” da mineradora.
No cenário internacional, apesar da resistência da inflação nos Estados Unidos, os investidores continuam acreditando que o FED (Federal Reserve) deve iniciar os cortes nos juros básico por lá ainda em junho.
No calendário de resultados, os balanços de Casas Bahia e Hypera após o fechamento do mercado têm destaque.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)