Agenda econômica da semana é último teste do rali de fim de ano
A última semana do ano no mercado financeira será mais curta, com recesso na B3 na sexta-feira, 29, mas mesmo assim reserva uma agenda cheia de indicadores econômicos que prometem movimentar o mercado...
A última semana do ano no mercado financeira será mais curta, com recesso na B3 na sexta-feira, 29, mas mesmo assim reserva uma agenda cheia de indicadores econômicos que prometem movimentar o mercado.
O destaque fica por conta do IPCA-15 de dezembro, que será divulgado na quinta-feira, 28. Esse dado será fundamental para calibrar as expectativas sobre a postura Banco Central para o ano que vem. A expectativa do mercado é de uma desaceleração no indicador de 0,33% para 0,27% em dezembro, na comparação com o mês anterior. Na leitura anual, o índice deve ficar em 4,84% contra 4,59% no acumulado até este mês.
Com a aprovação da pauta arrecadatória do governo no Congresso mais desidratada que o originalmente apresentada, o mercado agora aguarda o anúncio de um pacote de medidas alternativas por parte do governo para compensar a desoneração da folha de pagamento em 17 setores da economia.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad deve fazer o anúncio nos próximos dias, como prometido em um café da manhã com jornalistas na quinta-feira da semana passada, 21. De acordo com ele, a ideia do Executivo é evitar a judicialização do assunto e garantir a meta fiscal zero para o próximo ano.
Além do IPCA-15, na mesma quinta-feira, 28, será divulgado o IGP-M de dezembro, conhecido como índice do aluguel. O cenário do emprego em novembro será mostrado pelos dados da Pnad na sexta-feira, 29.
Nos Estados Unidos, o índice de atividade nacional de novembro medido pelo Fed de Chicago, que será divulgado nesta terça-feira, 26, e o resultado do PMI medido pelo ISM de Chicago em dezembro, na sexta-feira, 29, são os destaques deste fim de ano.
Na China, os últimos indicadores importantes do ano, PMI industrial e de serviços de dezembro, serão divulgados no sábado à noite e só terão impacto em 2024.
As bolsas europeias estão fechadas nesta terça-feira, 26, devido ao feriado de Natal.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)