Ações da Santos Brasil disparam após venda de participação
CMA CGM, gigante global no transporte marítimo de contêineres, ofereceu 15,30 reais por ação da empresa brasileira
As ações da Santos Brasil tiveram forte valorização na segunda-feira, 23, encerrando o dia em alta de 16,44%, encerrando o dia cotadas a 14,80 reais, liderando os ganhos no Ibovespa. Na máxima do pregão, os papéis chegaram a 15,14 reais, com valorização de 19,12%.
O motivo do movimento expressivo no mercado é a venda de 48% da participação da gestora Opportunity na Santos Brasil para a CMA CGM, gigante global no transporte marítimo de contêineres. A transação foi realizada a um preço de 15,30 reais por ação, representando um prêmio de 20,4% em relação ao preço de fechamento das negociações na sexta-feira, 20.
O valor final do negócio pode sofrer ajustes, como o acréscimo de 0,50 centavos de real por ação, caso o fechamento da operação ocorra até 31 de dezembro de 2024. Se a transação se estender para 2025, o valor da ação será acrescido de 0,0023288 centavos de real por dia, a partir de 1º de janeiro.
Por outro lado, há previsões de ajustes negativos, como a redução de 1,85160981 real por ação após a redução de capital de 1,6 bilhão de reais aprovada em agosto de 2024. Além disso, outras distribuições entre 30 de junho e o fechamento do negócio, exceto os dividendos de agosto, podem impactar negativamente o valor final.
A CMA CGM também se comprometeu a comprar as ações remanescentes ao mesmo preço da transação inicial e deverá solicitar o fechamento de capital da Santos Brasil em até 30 dias após a conclusão da operação.
A transação ainda depende da aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) para ser concluída.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)