Ações da Minerva lideram quedas do Ibovespa após balanço
Empresa justificou o resultado aquém das expectativas com ajustes de hiperinflação e câmbio na Argentina
As ações da Minerva, produtora e exportadora de carne bovina, recuam mais de 9% na sessão desta terça-feira, 26, na bolsa de valores do Brasil, após a divulgação do resultados do quatro trimestre de 2023 que revelou uma queda anual de quase 40% no lucro do período. Os papéis da empresa lideravam as piores performances entre as 86 ações que compõem o Ibovespa, principal índice acionário do país.
No quarto trimestre do ano passado, a Minerva registrou um lucro líquido de 19,8 milhões de reais. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando a empresa obteve um prejuízo líquido de 25,7 milhões de reais, houve melhora, no entanto, os números apresentados no balanço não foram suficientes para atender às expectativas dos investidores.
O Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) teve uma queda de 0,3% no quarto trimestre, chegando a 605,9 milhões de reais no período. A receita líquida também apresentou redução, totalizando 6,16 bilhões de reais, recuo de 9,8% na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.
A Minerva fechou o ano de 2023 com lucro líquido de 395,5 milhões reais, queda de 39,6% em relação a 2022. Além disso, na leitura anual, o Ebtida teve redução de 9,7%, ficando em 2,56 bilhões de reais. A receita líquida, para os 12 meses dos ano passado, caiu 13,2% (na comparação com o ano anterior), para 2,83 bilhões reais.
De acordo com a empresa, o desempenho da empresa foi afetado tanto pelos ajustes de hiperinflação e câmbio na Argentina quanto pela ausência de atualizações do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) sobre a compra de 16 plantas de abate e desossa da Marfrig na América do Sul e um centro de distribuição por 7,5 bilhões de reais.
O relatório também menciona que, apesar da sazonalidade positiva e dos números animadores no mercado doméstico, o Brasil foi uma surpresa negativa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)