A nova projeção de Haddad para o crescimento do PIB
Segundo ele, essa projeção deve ser para além da estimativa atual, de 2,5%
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira, 12, que a equipe econômica deve revisar a projeção de crescimento da economia em 2024. Segundo ele, essa projeção deve ser para além da estimativa atual, de 2,5%.
“Eu diria que nós brevemente devemos rever o crescimento da economia brasileira para além dos 2,5% previstos pela nossa Secretaria de Política Econômica”, disse Haddad em evento da corretora Warren Investimentos.
Em julho, a Secretaria de Política Econômica (SPE) manteve a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB ) em 2,5% para 2024. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, e é utilizado para medir o desempenho da economia.
Na ocasião, Haddad disse ter pedido “parcimônia” à equipe na revisão da expectativa de crescimento do PIB. Dias antes, o ministro havia dito que seria “provável” uma revisão do PIB de 2024 para cima.
“Eu estou pedindo parcimônia da Secretaria de Política Econômica na revisão de PIB, fazer com bastante cuidado. Nós estamos recebendo informações e dados que sustentariam uma reprojeção, mas pedi cautela, para avaliar bem se essa reprojeção deve ser feita”, disse Haddad na ocasião.
Na última divulgação do boletim, em maio, a equipe da Fazenda aumentou a projeção de PIB para 2,5% neste ano, em relação a 2023.
Contudo, o cálculo não considerou o impacto financeiro do desastre no Rio Grande do Sul. O PIB do estado gaúcho representa aproximadamente 6,5% no PIB nacional.
Em maio, a estimativa era que as chuvas levariam a perdas na economia principalmente no segundo trimestre, que seriam compensadas ao longo do ano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)