A nova pedalada fiscal do governo Lula
Uma ala do governo Lula encabeçada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pretende apresentar nesta quinta-feira, 15, ao presidente da República um plano para tentar manter o déficit zero em 2024, mas sem necessariamente comprometer obras da União previstas no Novo (PAC)...
Uma ala do governo Lula encabeçada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pretende apresentar nesta quinta-feira, 15, ao presidente da República um plano para tentar manter o déficit zero em 2024, mas sem necessariamente comprometer obras da União previstas no Novo (PAC).
A informação foi publicada pela Folha e confirmada por este site.
A estratégia seria a seguinte: usar parte do orçamento de 2024 para turbinar os chamados “restos a pagar” de 2023 até pelo menos março do ano que vem. Dessa forma, o governo teria como manter o atual ritmo de obras, enquanto o time de Haddad busca novas receitas para, ao mesmo tempo, pagar as dívidas de 2023 e financiar obras no ano que vem.
Rui Costa – ministro-chefe da Casa Civil – tem defendido a revisão da meta fiscal justamente para evitar contingenciamento de recursos no ano que vem. Lula, porém, ainda não bateu o martelo sobre essa estratégia. Amanhã, Lula, Haddad e Costa devem conversar para decidir se adotarão, ou não, esse plano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)