À espera do Copom, Ibov sobe e juros futuros cedem
Os investidores locais abriram a semana com apetite a risco e sem a usual cautela em semanas em que a decisão sobre os juros estão menos definidas. O Copom se reúne na quarta-feira para definir a nova taxa Selic e, embora haja consenso sobre...
Os investidores locais abriram a semana com apetite a risco e sem a usual cautela em semanas em que a decisão sobre os juros estão menos definidas. O Copom se reúne na quarta-feira para definir a nova taxa Selic e, embora haja consenso sobre um corte nos juros básicos, ainda há divisão sobre a magnitude da redução. O grupo de economistas de instituições financeiras está majoritariamente inclinado a um corte de 0,25 p.p., enquanto que o mercado financeiro precifica uma probabilidade maior de uma redução nos juros básicos de 0,50 p.p..
Apesar do aparente impasse, a curva de juros futuros aprofundou as apostas e apontava para uma redução de cerca de 43 pontos base na quarta-feira, isto é, uma probabilidade maior para um corte mais expressivo. As opções de Copom negociadas na B3 seguiram a mesma tendência e indicavam uma chance perto de 60% para uma Selic a 13,25% a.a. após a reuniao do BC.
O mercado acionário aproveitou o bom humor local e abriu a semana com 1,46% de alta no Ibovespa, enquanto as bolsas em Wall Street negociaram no vermelho. O índice da Bolsa de Valores de São Paulo passou o dia no azul, puxado pelo bom desempenho de Vale (+2,26%) e Petrobras (+4,54 e 5,26%). A performance das ações da estatal brasileira era uma incógnita para o pregão desta segunda-feira em função da expectativa pela recepção da nova política de distribuição de dividendos da petroleira anunciada na sexta-feira após o fechamento dos mercados. Apesar da redução no percentual a ser distribuído, os investidores parecem ter aprovado a novidade, e as ações da Petrobras subiram mais de 4% na sessão.
O real também não se beneficiou com o clima mais otimista e operou praticamente estável contra o dólar. A moeda americana caia 0,05% às 17h22, cotado a R$ 4,73.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)