“A China não vai salvar a economia russa do naufrágio”
A China pode até tentar salvar a economia russa. Mas falta uma coisinha: dinheiro. “Especificamente, o dinheiro da China”, diz o New York Times. “Para ajudar a Rússia a evitar as sanções, a China teria que oferecer um substituto viável para o dólar...
A China pode até tentar salvar a economia russa. Mas falta uma coisinha: dinheiro.
“Especificamente, o dinheiro da China”, diz o New York Times.
“Para ajudar a Rússia a evitar as sanções, a China teria que oferecer um substituto viável para o dólar americano. Mas a moeda chinesa é pouco usada fora da China. Apenas 3% dos negócios do mundo são feitos usando o renminbi. Até mesmo o comércio bilateral entre a Rússia e a China é feito em dólares e euros.
Além disso, os riscos de ajudar a Rússia a evitar a ruína podem ser maiores do que qualquer recompensa para a China. Grande parte da economia da China depende do dólar e da estrutura financeira que o sustenta. As empresas chinesas, ativas no mundo todo, usam o sistema financeiro americano para pagar funcionários, comprar materiais e fazer investimentos. A China é o maior exportador do mundo e é paga por seus produtos principalmente em dólares”.
Um economista da Universidade de Cornell disse para a reportagem:
“A China não vai salvar a economia russa do naufrágio. O que pode fazer é deixá-la boiar por mais algum tempo, afundando mais devagar”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)