Sexta-feira, 13: superstições, mitologia e cultura popular
A data é um exemplo de como histórias antigas, eventos históricos e mitos moldam comportamentos até os dias de hoje
A sexta-feira 13 é conhecida como um dia de azar, temida por muitos e tratada com desdém por outros. A superstição, amplamente difundida na cultura ocidental, une dois elementos historicamente carregados de má sorte: a sexta-feira e o número 13. Embora suas origens sejam incertas, a combinação de religião, mitologia e eventos históricos ajudou a consolidar essa data como sinônimo de má sorte.
A ligação entre a sexta-feira e o azar remonta à tradição cristã. A crucificação de Jesus ocorreu em uma sexta-feira, o que fez do dia um símbolo de penitência. Já o número 13 é associado à Última Ceia, onde Judas Iscariotes, o traidor, foi o 13º convidado. Esses elementos reforçam a ideia de que tanto o dia quanto o número carregam conotações negativas.
Outra história que fortaleceu a superstição foi a perseguição aos Cavaleiros Templários, em 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira, quando o rei Filipe IV da França ordenou a prisão de centenas de membros da ordem.
Além do cristianismo, a mitologia nórdica também contribui para a fama do número 13. Em uma reunião dos deuses em Valhalla, Loki, o espírito do caos, apareceu sem ser convidado como o 13º participante, desencadeando uma série de eventos que culminaram na morte de Balder, o favorito dos deuses. Esse mito reforçou o 13 como símbolo de desordem e tragédia.
A superstição da sexta-feira 13 varia pelo mundo. Em países como Espanha e Grécia, o dia de azar é a terça-feira 13, associada a Marte, o deus da guerra. Na Itália, o número 17 é considerado de mau agouro, pois, em números romanos, é XVII e pode ser rearranjado para “VIXI”, que significa “minha vida acabou” ou “já era” em latim.
Na cultura popular, a franquia de filmes “Sexta-feira 13” consolidou o imaginário de terror em torno da data. Lançado em 1980, o primeiro filme apresentou Jason Voorhees, um assassino mascarado que aterrorizava jovens num ambiente sinistro. O sucesso da franquia gerou mais de dez sequências e contribuiu para a popularização do mito. A série explorou temas de vingança e violência, alimentando o fascínio pelo medo em torno da data.
Alguns eventos históricos também contribuíram para o estigma da sexta-feira 13.
Em 13 de novembro de 1970, um ciclone devastador atingiu o Paquistão Oriental (atualmente Bangladesh), causando a morte de mais de 500 mil pessoas em um dos desastres naturais mais letais da história. Em 13 de janeiro de 2012, o naufrágio do navio de cruzeiro Costa Concordia na costa italiana deixou 32 mortos e gerou grande repercussão mundial. Embora esses eventos sejam independentes da superstição, ajudam a reforçar a aura de azar associada à data.
Embora seja óbvio que a data não seja mais perigosa que outras, o viés de confirmação faz com que incidentes nesse dia reforcem a crença.
Como Descobrir a Próxima Sexta-feira 13
Se você está curioso com a sexta-feira 13, saiba que é fácil prever quando ela vai acontecer. Basta lembrar que o dia 13 será uma sexta-feira se o mês começar em um domingo. Isso porque 13 dias após um domingo sempre caem em uma sexta-feira.
No mínimo, todo ano tem pelo menos uma sexta-feira 13, mas em alguns anos podem acontecer até três. Por exemplo, em 2026, as sextas-feiras 13 serão em fevereiro, março e novembro. Já em anos bissextos, como 2024, elas podem aparecer em janeiro, abril e julho.
Se você quer saber a próxima, aqui vai uma dica: depois de 13 de dezembro de 2024, a próxima sexta-feira 13 será em 13 de março de 2025.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)