Salman Rushdie dá 1ª entrevista após sobreviver a atentado
O escritor britânico de origem indiana Salman Rushdie (foto) deu nesta segunda-feira (6) a primeira entrevista depois de ter sido esfaqueado em um evento literário no estado de Nova York, em agosto do ano passado...
O escritor britânico de origem indiana Salman Rushdie (foto) deu nesta segunda-feira (6) a primeira entrevista depois de ter sido esfaqueado em um evento literário no estado de Nova York, em agosto do ano passado.
Rushdie ficou hospitalizado por seis semanas, perdeu a visão em um dos olhos e o movimento em uma das mãos. À revista The New Yorker, o escritor de 75 anos disse ter tido sorte e acrescentou que seu sentimento maior é de gratidão.
“Em todos esses anos, tentei evitar a recriminação e a amargura. (…) Uma das maneiras como lido com essas coisas é olhando para a frente, e não para trás. O que vai acontecer amanhã é mais importante do que o que aconteceu ontem”, afirmou Rushdie na conversa com o diretor de redação da revista, David Remnick.
Depois de publicar “Os Versos Satânicos”, em 1989, o escritor foi alvo de uma fatwa do então líder supremo do Irã, o aiatolá Khomeini —a ordem para que fosse morto por um muçulmano, não importa o lugar em que estivesse. Ele passou a viver escondido e teve escolta policial durante dez anos. A fatwa mantém-se de pé até hoje.
Preso logo após o ataque no evento literário, o esfaqueador de Rushdie, Hadi Matar, declarou considerar Khomeini “uma grande pessoa”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)