Jordan Peterson perde batalha judicial para conselho de psicologia
Jordan Peterson, doutor em psicologia e autor mundialmente aclamado, perdeu a luta judicial contra o Colégio de Psicólogos de Ontário e terá que participar de um treinamento de uso de mídia social, sob pena de perder o registro profissional em seu país.
Jordan Peterson, doutor em psicologia e autor mundialmente aclamado, perdeu a luta judicial contra o Colégio de Psicólogos de Ontário e terá que participar de um treinamento de uso de mídia social, sob pena de perder o registro profissional em seu país. O Tribunal de Apelação de Ontário rejeitou seu recurso e encerrou o caso.
Peterson, alvo preferencial da militância identitária, enfrentou várias denúncias sobre seu comportamento online. Estas queixas levaram o Colégio de Psicólogos de Ontário a investigar e posteriormente ordenar que participasse de um programa de treinamento como forma de censurar suas opiniões.
Em resposta à decisão, Peterson expressou no X, antigo Twitter, que “a guerra mal começou”. Ele indicou que, embora o CPO tenha “vencido esta rodada”, ele está disposto a apostar tudo na sua luta.
“Há um tribunal superior no Canadá que decidiu que o Colégio de Psicólogos de Ontário realmente tem o direito de me enviar para um campo de reeducação. Agora, não há mais vias legais abertas para mim”, escreveu.
Howard Levitt, advogado de Peterson, comentou que a decisão pode incentivar reguladores a serem mais agressivos em suas abordagens, levantando preocupações sobre a liberdade de expressão no Canadá.
Quem é Jordan Peterson
Jordan Bernt Peterson, 61 anos, é um psicólogo clínico e ex-professor de psicologia da Universidade de Toronto, amplamente reconhecido por suas contribuições em psicologia analítica, social e evolucionista. Como escritor, ele ganhou destaque internacional com a publicação de “12 Regras para a Vida: Um Antídoto para o Caos”. Seu trabalho anterior, “Mapas do Significado: A Arquitetura da Crença”, explora a relação entre crenças e a estrutura da mente humana.
Além da carreira acadêmica, onde publicou mais de cem artigos científicos, Peterson se estabeleceu como um influente intelectual público. Seu canal no YouTube, onde compartilha palestras e debates, ultrapassou um milhão de inscritos, e seus vídeos alcançaram milhões de visualizações.
Peterson é reconhecido por sua capacidade de articular complexas questões psicológicas e sociais, tornando-se uma figura central em discussões sobre psicologia, ética e filosofia.
- Em sua conta do X, Peterson reagiu à decisão do tribunal com irritação:
“Um tribunal superior no Canadá decidiu que o Colégio de Psicólogos de Ontário realmente tem o direito de me enviar para um campo de reeducação. Agora, não há mais vias legais abertas para mim.
É capitular aos burocratas mesquinhos e à turba woke confusa ou perder minha licença profissional.
Parabéns, @CPOntario!
Vocês venceram esta rodada.
Marquem minhas palavras, no entanto: a guerra mal começou.
Não há nada que vocês possam tirar de mim que eu não esteja disposto a perder.
Então, cuidado. Sério. Vocês foram avisados.”
A higher court in Canada has ruled that the Ontario College of Psychologists indeed has the right to sentence me to re-education camp. There are no other legal avenues open to me now.
It's capitulate to the petty bureaucrats and the addle-pated woke mob or lose my professional…
— Dr Jordan B Peterson (@jordanbpeterson) January 17, 2024
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)