Homem que atacou Salman Rushdie foi preso; autor está hospitalizado
O autor do ataque ao escritor Salman Rushdie, nesta sexta-feira (12), foi preso logo após esfaquear o autor britânico de origem indiana. Rushdie iria dar uma palestra na cidade de Chautauqua, no oeste do estado de Nova York...
O autor do ataque ao escritor Salman Rushdie, nesta sexta-feira (12), foi preso logo após esfaquear o autor britânico de origem indiana. Rushdie iria dar uma palestra na cidade de Chautauqua, no oeste do estado de Nova York.
O crime ocorreu por volta das 11 horas, horário local – meio-dia, no horário de Brasília. Testemunhas apontam que o autor do ataque invadiu o palco e foi em direção ao escritor, que teria levado facadas na barriga e no pescoço. Rushdie foi levado de helicóptero a um hospital, onde seu estado clínico é incerto.
Rushdie passou a ser ameaçado de morte depois de publicar o livro “Os Versos Satânicos”, obra considerada herética e ofensiva pelo mundo islâmico – nele, dois homens transformados em um anjo e um demônio muçulmanos vagam pela Inglaterra.
Em 1989, o então aiatolá iraniano Khomeini ordenou a morte do escritor por um muçulmano, independente do local onde estivesse. Por causa disso, Rushdie precisou viver escondido por 10 anos e viver sob escolta policial.
A CEO da PEN America, Suzanne Nossel, lamentou o ocorrido. “Não podemos pensar em incidente comparável a um ataque público a um escritor em solo americano”, escreveu.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)