Descoberta pré-histórica dos EUA deixa especialistas chocados
Ferramentas de pedra foram descobertas na água, e especialistas acreditam que o lago pode esconder outros sítios arqueológicos.
Historiadores do Wisconsin anunciaram recentemente a descoberta de pelo menos 11 canoas antigas em um lago do estado, incluindo uma que data de 2500 a.C. A revelação foi feita pela Sociedade Histórica de Wisconsin em um comunicado à imprensa no dia 23 de maio. As canoas foram encontradas no Lago Mendota, localizado nos arredores de Madison.
A Sociedade Histórica de Wisconsin explicou que duas canoas antigas foram encontradas em 2021 e 2022. Desde então, foram descobertas pelo menos mais 11 canoas ao longo de um antigo litoral que foi submerso ao longo do tempo. Devido à fragilidade de algumas canoas, nem todas serão removidas do lago.
Em entrevista, a arqueóloga da Sociedade Histórica de Wisconsin, Dra. Amy Rosebrough, destacou a relevância dessa descoberta: “Os povos indígenas de Wisconsin e dos Estados Unidos pescaram, viajaram e comercializaram extensivamente em lagos e rios interiores. Até agora, não tínhamos uma visão clara das canoas usadas na região dos Grandes Lagos.”
Ela comparou a descoberta a entender a vida no Meio-Oeste sem nunca ver uma caminhonete de perto, enfatizando a importância das canoas para a pesca, transporte de mercadorias e viagens a longas distâncias.
Rosebrough mencionou a possibilidade de um antigo local de aldeia submerso, embora ainda não tenha sido encontrado. Ferramentas de pedra foram descobertas na água, e especialistas acreditam que o lago pode esconder outros sítios arqueológicos.
Ela destacou os desafios de trabalhar no Lago Mendota, citando a visibilidade limitada para mergulhos e a exploração de técnicas de sensoriamento remoto não destrutivas para o verão.
Datação e Contexto Histórico
A datação por radiocarbono revelou que a canoa mais antiga data de 2500 a.C., construída na mesma época que Stonehenge e 1700 anos antes da fundação da Roma Antiga. A canoa mais recente é de 1250 d.C. Rosebrough sugeriu que as canoas podem ter sido armazenadas intencionalmente na água durante o inverno para protegê-las do congelamento e deformação.
A descoberta das canoas e ferramentas lembra que pessoas viveram e trabalharam ao lado do lago por milhares de anos.
Entenda a comemoração do Corpus Christi (oantagonista.com.br)
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)