Compositor Carlos Lyra morre aos 90 anos
O cantor e compositor Carlos Lyra (foto), parceiro de Vinicius de Moraes, Ronaldo Bôscoli e outros artistas, morreu na madrugada deste sábado, 16, no...
O cantor e compositor Carlos Lyra (foto), parceiro de Vinicius de Moraes, Ronaldo Bôscoli e outros artistas, morreu na madrugada deste sábado, 16, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela família.
Lyra tinha 90 anos e foi internado na quinta-feira com um quadro de febre em um hospital na Barra da Tijuca. Ele morreu devido a uma septicemia.
“É com imensa tristeza que comunicamos a passagem do compositor Carlos Lyra, nessa madrugada, de forma inesperada. A todos, agradecemos o carinho”, diz comunicado nas redes sociais do artista.
Autor de sucessos como ‘Coisa mais linda’, ‘Minha namorada’, ‘Primavera’, ‘Sabe você’ e ‘Você e eu’, Lyra foi revelado em disco na voz de Sylvia Telles, cantora que gravou ‘Menino’, em 1956, e foi um dos maiores melodistas da bossa nova.
O compositor também é autor de ‘Maria Ninguém’, ‘Lobo Bobo’ e ‘Saudade fez um Samba’.
Em 2019, ele lançou Além Da Bossa, seu primeiro disco autoral em 25 anos. O projeto contou com algumas músicas nunca gravadas. O nome do disco é também a música que abre o álbum, feita em 2012 com Daltony Nobrega.
Tom Jobim classificou Lyra como o “maior melodista da bossa nova”.
“Se Tom falou, estava falado —embora, para o resto do mundo, o maior melodista da bossa nova fosse o próprio Tom, com Carlinhos pagando um honroso placê”, diz Ruy Costa em obituário publicado na Folha.
“Seja como for, esse corpo de canções, produzido em tão pouco tempo, foi suficiente para sustentar Carlos Lyra pelos 50 anos seguintes —período em que, por vários motivos, sua produção não se comparou à dos tempos heróicos da bossa nova. O que fez com que seu mais antigo parceiro (e cordial desafeto) Ronaldo Bôscoli o definisse: ‘Carlinhos Lyra é o contrário do vinho. Quanto mais moço, melhor’”.
Lyra também foi um dos responsáveis por fundar o Centro Popular de Cultura, o CPC, da União Nacional dos Estudantes, em 1961.
Ele deixa a esposa, Magda Botafogo, e a filha, Kay Lyra.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)