Ator Donald Sutherland, de “M.A.S.H”, morre aos 88 anos
Além de "M.A.S.H.", Sutherland ficou conhecido por participar de filmes como "Orgulho e Preconceito" e da franquia "Jogos Vorazes"
O ator Donald Sutherland morreu nesta quinta-feira, 20, aos 88 anos, em Miami, nos Estados Unidos.
A informação foi confirmada pelo filho do ator, Kiefer Sutherland, nas redes sociais.
“Com o coração pesado, digo-lhes que meu pai, Donald Sutherland, faleceu. Pessoalmente, considero um dos atores mais importantes da história do cinema. Nunca se deixou intimidar por um papel, seja ele bom, ruim ou feio. Ele amava o que fazia e fazia o que amava, e nunca se pode pedir mais do que isso. Uma vida bem vivida”, escreveu.
Donald Sutherland deixa a esposa, Francine Racette, cinco filhos e quatro netos.
Donald Sutherland no cinema
Nascido em Saint John, no Canadá, em julho de 1935, Sutherland iniciou sua carreira na década de 1960 e ficou conhecido por atuar em filmes como “M.A.S.H” (1970), “Orgulho e preconceito” (2005) e da franquia “Jogos vorazes”.
Embora nunca tenha sido indicado ao Oscar, Sutherland recebeu uma estatueta honorária pelo conjunto de sua obra em 2017.
“Essa homenagem é muito importante para mim e minha família. É como se uma porta tivesse sido aberta e um vento refrescante tivesse tomado a sala. Queria poder agradecer a todos os personagens que interpretei e a multidão de pessoas responsáveis por eu estar aqui”, disse Sutherland na ocasião.
Ele venceu o Emmy por sua atuação no filme “Cidadão X” (1995).
Homenagens a Sutherland
Ron Howard, que dirigiu Sutherland em “Cortina de Fogo” (1991), afirmou que ele era “um dos atores de cinema mais inteligentes, interessantes e cativantes de todos os tempos”.
Ele tinha “alcance incrível, coragem criativa e dedicação para servir a história e o público com excelência suprema”, escreveu Howard no X.
A jornalistas, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse que Sutherland “era um homem com uma presença forte, um brilho em seu ofício e verdadeiramente, verdadeiramente um grande artista canadense”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)