Ailton Krenak é 1º indígena eleito pra a ABL
O escritor e ambientalista Ailton Krenak (foto), de 70 anos, foi eleito nesta quinta-feira (5) para a Academia Brasileira de Letras —é o primeiro indígena a vencer uma eleição para a ABL...
O escritor e ambientalista Ailton Krenak (foto), de 70 anos, foi eleito nesta quinta-feira (5) para a Academia Brasileira de Letras —é o primeiro indígena a vencer uma eleição para a ABL.
Autor de livros como “Ideias para Adiar o Fim do Mundo” e “A Vida Não É Útil”, Krenak ficará com a cadeira de número 5 da academia, antes ocupada pelo historiador José Murilo de Carvalho, que morreu em agosto.
Na votação, o escritor obteve 23 votos entre os acadêmicos, contra 12 para a historiadora Mary del Priore e 4 para o líder indígena Daniel Munduruku.
A campanha pela vaga foi marcada por acusações entre os dois indígenas. Em entrevista à Folha, Munduruku disse ter sido traído por Krenak, com quem teria combinado que o candidato indígena à próxima vaga na ABL seria ele. O escritor rebateu dizendo que não tinha combinado nada. “Nunca fiz um trato com ele, sequer tomamos um café.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)