“A Sociedade Mont Pèlerin não é uma conspiração neoliberal”
Deirdre McCloskey, economista americana, contesta em seu artigo recente a caracterização negativa que muitos fazem da Sociedade Mont Pèlerin
A economista americana Deirdre Nansen McCloskey publicou nesta terça, 24, um artigo intitulado “A Sociedade Mont Pèlerin não é uma conspiração neoliberal”, no jornal Folha de S.Paulo.
Ela descreve a experiência de sua recente viagem à Índia para uma reunião da Sociedade Mont Pèlerin (pronuncia-se “Mô Pelerrã” em português), fundada em 1947 por economistas como Friedrich Hayek e Milton Friedman.
McCloskey ressalta que, embora críticos frequentemente associem o grupo ao “neoliberalismo” e conspirações elitistas, seus membros, na verdade, se dedicam ao debate sobre liberalismo econômico.
No início do texto, McCloskey relembra que “em uma viagem da Grã-Bretanha até a Índia, antigamente, levava-se muitas semanas de navio”, comparando essa lentidão à velocidade dos voos modernos para evidenciar o progresso proporcionado por uma sociedade mais livre e próspera. Ela aponta que esse avanço resulta da “ideologia de uma liberdade de permissão adulta”, livre das “regulamentações infantis” que limitam o crescimento econômico.
Segundo a autora, o conceito defendido pela Sociedade Mont Pèlerin é uma sociedade rica, que “não vem dos níveis loucos de regulamentação infantil, proteção, planejamento e projetos de construção que os Estados modernos empreendem”. Ela critica o que chama de “lama do Estado”, citando o professor Cass Sunstein, argumentando que o excesso de intervenções governamentais degrada a capacidade de inovação e crescimento.
McCloskey revela que será a próxima presidente da Sociedade Mont Pèlerin, mas garante que a organização “não é uma conspiração” e tampouco se alinha ao conservadorismo elitista. “Nossos amigos de esquerda usam a palavra [neoliberal] com o significado de ‘odiar os pobres’”, critica ela, mas ressalta que o liberalismo defendido pela sociedade trata de “discussões reais sobre liberalismo real”.
A autora também cita nomes históricos da organização, como Hayek e Friedman, destacando que ela foi criada para fomentar debates francos e “encorajar o liberalismo” em um ambiente privado, onde os participantes podem se expressar livremente.
Quem é Deirdre McCloskey
Deirdre Nansen McCloskey é uma economista, historiadora e escritora americana, amplamente conhecida por seu trabalho sobre capitalismo e liberalismo. Professora emérita da Universidade de Illinois, McCloskey já publicou mais de dez livros, incluindo a influente trilogia The Bourgeois Era, que explora o impacto das ideias e valores burgueses no desenvolvimento do capitalismo moderno. Nascida como Donald McCloskey, ela passou por uma transição de gênero em 1995, tornando-se uma das intelectuais trans mais reconhecidas no campo da economia e das ciências sociais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)