Começa a corrida que definirá adversário de Trump
O primeiro debate do Partido Democrata para as eleições de 2020 será nesta quarta (26), a partir das 22h.
O primeiro debate do Partido Democrata para as eleições de 2020 será nesta quarta (26), a partir das 22h no horário de Brasília.
Como o número de pré-candidatos a adversário de Trump é muito grande, o partido dividiu a tropa em dois debates iniciais com 10 participantes cada. O segundo debate vai ao ar na quinta (27).
O elenco de cada debate foi definido por sorteio. Os principais candidatos acabaram concentrados no segundo confronto.
Nas contas do Washington Post, os candidatos desta quarta somam 21% das intenções de voto entre os democratas, contra 66% do elenco de estrelas de quinta-feira.
Saiba quem são os principais candidatos entre os 20 – e confira também um candidato nanico que interagiu com o Brasil este ano.
As intenções de voto registradas são a média do site RealClearPolitics, com base em pesquisas de oito institutos.
– Elizabeth Warren
Intenções de voto: 12,8%
Senadora pelo Massachusetts, Elizabeth Warren é a principal estrela do debate desta quarta.
Ela e o senador Bernie Sanders estão em uma acirrada disputa pelo 2º lugar entre os eleitores democratas, em disputa por enquanto liderada pelo ex-vice-presidente Joe Biden.
Mas Sanders e Biden vão participar do outro debate, na quinta, deixando Warren sozinha com candidatos menores.
Professora de direito especializada em lei de falências, ela entrou para o debate público ao criticar uma lei aprovada em 2005 que dificultou a pessoas físicas declarar falência. O projeto foi apoiado por empresas de cartão de crédito.
Warren se envolveu em uma grande controvérsia pública ao dizer que tinha ascendência indígena. Em julho de 2018, Trump prometeu doar US$ 1 milhão para uma instituição de caridade escolhida por ela se ela provasse a ancestralidade com um teste de DNA.
Em outubro, Warren publicou os resultados de um teste genético, indicando que ela tem ancestralidade indígena “de 6 a 10 gerações atrás”.
Ela desafiou Trump a fazer a doação. A repórteres, o presidente desconversou e negou ter feito a promessa.
– Bill de Blasio
Intenções de voto: não pontuou
O prefeito de Nova York é o último colocado nas pesquisas entre os candidatos que participarão dos debates desta semana. É também o candidato menos popular entre os eleitores de sua própria cidade.
Se sua candidatura não tem a menor chance de ir para a frente, sua participação no debate desta quarta pode ao menos despertar a memória dos brasileiros.
Em abril, de Blasio liderou uma campanha pública contra a visita de Jair Bolsonaro à cidade. O evento foi deslocado para o Texas.
– Bernie Sanders
Intenções de voto: 16,9%
Sanders é parlamentar pelo estado de Vermont desde 1991 – primeiro como deputado federal, depois como senador.
É uma espécie de mistura de Plínio de Arruda Sampaio com Ciro Gomes. Se auto-define como “socialista democrático”.
Sua mais recente promessa de campanha é eliminar as dívidas estudantis de 45 milhões de americanos, o que custaria US$ 1,6 trilhão.
Em 2016, Sanders também disputou a candidatura democrata, perdendo para Hillary Clinton. Hoje, está em 2º lugar na disputa, com ligeira vantagem sobre Elizabeth Warren.
– Joe Biden
Intenções de voto: 32%
Joe Biden foi vice-presidente durante o governo Obama (2009-2017). Antes disso, foi senador pelo Delaware por 36 anos.
É o líder isolado na preferência entre os democratas. Na média do site RealClearPolitics, tem hoje 32% das intenções de voto, quase o dobro do segundo colocado, Bernie Sanders.
É o único candidato que mais da metade dos democratas acredita que pode derrotar Trump.
Biden e Sanders participarão do debate de quinta (27).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)