Zeekr 007: O primeiro sedã de luxo elétrico da Geely no Brasil
Por um preço acessível e repleto de tecnologia, mas ainda não disponível no Brasil
O nome é de espião e a missão que terá pela frente não será nada fácil. O Zeekr 007 é o primeiro sedã da marca de carros elétricos de luxo da Geely, que estreia no Brasil em setembro com um crossover e um SUV. Mas fomos à China conhecer o sedã que tem tudo para chegar ao Brasil em 2025 para se tornar o rival direto que o BYD Seal ainda não tem no Brasil. Potencial para isso, ao menos, tem.
Na verdade, os dois sedãs já se enfrentam na China, um mercado que ainda tem uma grande demanda por este segmento e onde a briga entre as fabricantes de carros elétricos é bastante acirrada. Acirrada a ponto de o Zeekr 007 ter praticamente as mesmas dimensões de um Seal: 4,86 m de comprimento e 2,93 m de entre-eixos.
Design e tecnologia do Zeekr 007
Por fora, Zeekr 007 mais parece uma versão em escala menor do norte-americano Lucid Air, outro sedã elétrico com formas bastante arredondadas e que só tem vincos no capô. Essa forte inspiração também é vista na traseira, onde a tampa do porta-malas engloba também parte que caberia aos para-lamas. O que tem de diferente é a régua texturizada abaixo da barra de LEDs, que faz às vezes de lanterna traseira.
A dianteira do Zeekr 007 até poderia ser mais parecida com a do sedã norte-americano. A sorte é que inventaram de oferecer, como opcional, o Stargate. Este é o nome de um enorme painel OLED de 90 polegadas que interliga os verdadeiros faróis, posicionados logo abaixo, no meio da frente.
Qual é a relevância das inovações tecnológicas no Zeekr 007?
Na prática, é uma assinatura de LEDs hi-tech. A combinação de LEDs pode exibir animações (quase todas imitando estrelas), desenhos, textos e até mesmo gestos. É aquele tipo de coisa que surpreenderia até em carros-conceito, mas o 007 é um carro de produção que já ganhou as ruas. Além disso, há alto-falantes externos que o motorista pode usar como um megafone para falar com quem está fora do carro. Ou mesmo tocar música.
Outra característica interessante é que, no momento em que as maçanetas embutidas já são banais nos carros chineses, a Zeekr partiu para um sistema de abertura e fechamento automático das portas. Basta apertar um botão que a porta abrirá com segurança, pois um sensor de proximidade evitará esbarrões. Um outro botão interno comanda o fechamento.
Conforto e interior do Zeekr 007
Quem tem teto de vidro tem muito mais. Em vez de um teto panorâmico tradicional, o 007 usa um vidro traseiro que se estende do porta-malas até a metade do carro, onde encontra-se com outra parte do teto solar. É uma solução que impressiona bastante, mas limita o espaço para a cabeça. Mesmo assim, a altura do assento é boa e o espaço para as pernas é abundante.
Materiais com boa qualidade estão por toda a cabine. Se dividem entre o revestimento em microfibra que imita suede nas colunas e em parte das portas, enquanto o resto recebe ou um material sintético de boa qualidade, ou couro Nappa, a depender da versão. Tudo com toque macio.
Detalhes e Funcionalidades Inovadoras
- Botões posicionados na base do miolo do volante para funções como câmera de visão 360º, travamento das portas e destravamento da tomada de carregamento.
- Tela de 15 polegadas que faz a função de central multimídia. Arrastando quatro dedos horizontalmente ela pode se voltar para o carona ou para o motorista.
- Central multimídia rápida e fluida, importante especialmente para carros desse segmento.
Operar tudo por uma tela não é melhor do que usar botões, mas essa interação ao menos permitiu notar como a central tem funcionamento rápido e fluido. Isso é ainda mais importante em carros assim do que nos mais convencionais.
Desempenho e autonomia do Zeekr 007
O Zeekr 007 é um carro bom de dirigir. A direção é bastante comunicativa para um carro com entre-eixos tão grande e o motor elétrico traseiro de 421 cv e 44,9 kgfm proporciona boas arrancadas.
Se a suspensão adaptativa, com bolsas pneumáticas e amortecedores magnéticos, poderia ser ainda mais firme, mesmo no modo Sport, a grande surpresa é a sensação de leveza que o carro transmite. Isso é magia em se tratando de um sedã com 2.150 kg. O tanto de vidro pesa, a bateria LFP de 75 kWh também. A autonomia no otimista ciclo chinês é de 688 km.
Ficha Técnica – Zeekr 007
- Preço: entre 224.900 e 334.900 yuan (R$ 168.440 a R$ 250.820)
- Motor: elétrico, traseiro, síncronos de ímãs permanentes, 421 cv e 44,9 kgfm
- Baterias: íons de lítio, 75 kWh
- Câmbio: 1 marcha, tração traseira
- Direção: elétrica
- Suspensão: adaptativa, McPherson (diant.), múltiplos braços (tras.)
- Freios: disco ventilado nas quatro rodas
- Pneus: 245/45 R19
- Dimensões: compr., 486,5 cm; larg., 180 cm; alt., 145 cm; entre-eixos, 292,8 cm; peso, 2.150 kg; porta-malas, 430 l
- Desempenho*: 0 a 100 km/h, 5,6 s; veloc. máx.de 210 km/h; autonomia, 688 km (CLTC); potência máx. de recarga AC 11 kW (22 kW opc.); DC 500 kW (ciclo misto)
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)