Volkswagen inicia produção do A0 SUV em Taubaté em 2025
O veículo deve ser lançado no primeiro semestre de 2025.
A Volkswagen está se preparando para um grande passo na sua linha de produção no Brasil. A montadora alemã vai iniciar a produção do projeto A0 SUV, também conhecido como VW246, no começo de 2025 em Taubaté (SP). A expectativa é que as primeiras unidades pré-série do novo SUV de entrada da marca comecem a ser montadas em janeiro, durante a fase de ramp-up (aumento progressivo da escala). O início da produção em série (SOP) está previsto para o segundo trimestre.
Essa movimentação terá um impacto significativo na produção da Volkswagen no país. Até o início de 2025, a montadora deve migrar toda ou parte da produção do Polo Track para São Bernardo do Campo (SP). Atualmente, a planta da Anchieta, em São Bernardo, está focada na produção do Polo GTS, a versão esportiva do hatch compacto.
Início da produção do A0 SUV em Taubaté
A decisão de iniciar a produção do A0 SUV em Taubaté tem implicações importantes. Além de marcar a estreia de um novo modelo no mercado brasileiro, essa movimentação permitirá que a planta da Anchieta se concentre em outros modelos estratégicos para a marca, como a Saveiro, o Polo Track, o Polo GTS e parte da linha do Virtus.
As versões MPI e TSI do Polo, que receberam um facelift em 2023, continuarão a ser fabricadas em Taubaté, juntamente com o novo projeto A0 SUV. Essa diversificação da produção é vista como uma maneira de otimizar a capacidade das plantas e atender melhor às demandas do mercado.
O que esperar do Volkswagen A0 SUV?
O Volkswagen A0 SUV promete trazer algumas novidades interessantes para o mercado. As projeções indicam que o modelo terá uma linha de cintura ascendente, vincos bem demarcados nas laterais e para-lamas pronunciados na traseira, características que o aproximam de modelos europeus como o Tiguan e o T-Roc.
Inicialmente, o SUV compacto contará com o motor 1.0 TSI turbo flex de três cilindros, disponível em duas calibrações. Na versão menos potente, o motor oferece até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, com opções de câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas. Na versão 200 TSI, o motor chega a 128 cv e 20,4 kgfm, sempre com a caixa automática de seis marchas.
Possíveis nomes para o novo SUV
A escolha do nome do novo SUV é um capítulo à parte. A Volkswagen apresentou seis opções de nomes a potenciais clientes em uma clínica: Tera, Teon, Taira, Therion, Copan e Hera. Destes, apenas Tera, Therion e Hera estão registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Ressuscitar o nome Gol não está nos planos, conforme confirmado pelo presidente da Volkswagen, Ciro Possobom, ao podcast CBN Autoesporte.
- Tera: Nome já registrado no INPI, uma das principais opções.
- Therion: Outra possibilidade com registro no INPI.
- Hera: Também registrado, podendo ser escolhido.
Qual a importância dessa mudança para a Volkswagen?
A mudança na produção visa melhorar a eficiência das plantas da Volkswagen no Brasil. A fábrica de São José dos Pinhais (PR) passará a produzir o sedã Virtus e o SUV T-Cross, modelos de entre-eixos mais longo da plataforma MQB A0, até a chegada de uma nova picape intermediária, conhecida como projeto Udara ou VW247, em meados de 2026.
O lançamento oficial do novo SUV de entrada da Volkswagen está previsto para o primeiro semestre de 2025, com preços estimados entre R$ 110 mil e R$ 140 mil. A montadora alemã aposta nessa nova configuração para manter sua competitividade no mercado brasileiro, trazendo inovações e diversificação na sua linha de produtos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)