Triton Ultimate Racing: Novo carro brasileiro para o rally chega com tudo Triton Ultimate Racing: Novo carro brasileiro para o rally chega com tudo
O Antagonista

Triton Ultimate Racing: Novo carro brasileiro para o rally chega com tudo

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 26.08.2024 09:37 comentários
Carros

Triton Ultimate Racing: Novo carro brasileiro para o rally chega com tudo

Desenvolvido com tecnologia de ponta, o Triton Ultimate Racing promete elevar o nível das competições.

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 26.08.2024 09:37 comentários 0
Triton Ultimate Racing: Novo carro brasileiro para o rally chega com tudo
Foto: Fernanda Freixosa/Divulgação

O mais importante em um rali cross-country de longa duração é a consistência. Forçar muito o carro na hora errada pode levar a falhas mecânicas, então é preciso encontrar o equilíbrio entre a habilidade do piloto e a resistência da máquina. A Spinelli Racing e a Mitsubishi vivem seu próprio rali há um ano.

Quando o Rally dos Sertões de 2023 terminou, começava o desenvolvimento do primeiro carro brasileiro FIA Ultimate (antiga T1+), capaz de competir na principal categoria das provas de rally raid do circuito mundial. Precisaram correr contra o tempo sem perder a consistência para o carro ficar pronto até o Sertões 2024, que terá sua largada nesta sexta-feira (23) em Brasília (DF). Conseguiram, mas foi com emoção.

Spinelli Racing e seu novo desafio

No início, tudo era aço? Nem tanto. A decisão sobre os principais detalhes, como a carroceria, motor, câmbio, diferenciais e componentes da suspensão já havia sido tomada nos primeiros meses do projeto e foi devidamente contemplada na modelagem digital.

Quando a Spinelli se tornou a equipe oficial da Mitsubishi e, juntas, decidiram construir um novo carro, foram atrás de antigos talentos. O próprio piloto Guilherme (Guiga) Spinelli, hoje CEO da Spinelli Racing, chefiava a divisão de competição da Mitsubishi do Brasil em 2000, quando iniciaram o desenvolvimento da L200 Evolution, já com chassi tubular, para correr no Rally Dakar.

Como foi o desenvolvimento do Triton Ultimate Racing?

O engenheiro chefe do novo carro, Giovanni Godoi, é dessa época. Outro engenheiro da Spinelli, André Bresser, estava na Mitsubishi Racing quando desenvolveram o ASX Racing para correr no Dakar. O chassi de aço carbono até se enquadra nas especificações da FIA, mas sua função é garantir as especificações exatas e ajudar no desenvolvimento dos moldes de algumas peças. Isso inclui componentes como as articulações da suspensão e também o câmbio definitivo, um Sadev SC924 de 6 velocidades.

Esse chassi também recebeu uma primeira carenagem de fibra de vidro, que foi o molde para as peças de fibra de carbono e kevlar, tornando o carro mais leve e resistente. O chassi definitivo, feito em aço cromo-molibdênio, ficaria pronto dali a dois meses. Mudanças, correções e reparos precisam ser facilitados. Tanto que a seção dianteira do chassi é removível, permitindo que o motor seja encaixado em posição central-dianteira e removido facilmente para manutenções.

Quais são os principais componentes do Triton Ultimate Racing?

A confiabilidade coloca tudo em jogo, então muitos componentes são de marcas internacionais também usadas por empresas sul-africana, britânica e alemã que fazem carros Ultimate. Veja alguns dos principais componentes:

  • Conjuntos de molas e amortecedores da holandesa Reiger.
  • Diferenciais da inglesa Xtrac.
  • Pinças de freio da sul-africana PowerBrake.
  • Discos de freio da inglesa AP Racing.
  • Pedais e cilindros de freio da estadunidense Tilton.

Como a Triton Ultimate Racing foi testada?

O Triton Ultimate Racing foi finalizado e testado em pistas off-road com trechos de baixa e alta velocidade. Durante os testes, alterações foram feitas no mapa do motor, nas molas dianteiras e na alavanca de câmbio. Na segunda saída, o carro já ligou com outro ronco, mostrando um vigor diferente e um melhor entendimento entre o piloto Guiga e o câmbio.

Em seu depoimento, Guiga comentou: “Está sendo desafiador para mim, como piloto, porque eu nunca havia pilotado um carro assim, com essas dimensões. É mais largo, o pneu passa de 32 para 37 polegadas, tem mais deformação, e o curso de suspensão é 70 mm maior, então a dinâmica do carro é muito diferente.”

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Casos Batista e Dallagnol mostram como técnicos contrariam Lula e aliados

Visualizar notícia
2

Daniel Radcliffe presta homenagem para Maggie Smith

Visualizar notícia
3

Governo Lula tenta jogar para Bolsonaro culpa pela ‘epidemia de bets’

Visualizar notícia
4

Moraes nega desbloqueio do X, aumenta condições e exige multa de R$ 10 milhões

Visualizar notícia
5

Crusoé: A maldição do Hezbollah

Visualizar notícia
6

29% dos brasileiros se dizem de direita e 15%, de esquerda

Visualizar notícia
7

Toffoli anula todas as condenações de Léo Pinheiro, delator de Lula

Visualizar notícia
8

Bolsonaro vira ‘herança maldita’ para candidato em Teresina

Visualizar notícia
9

STF forma maioria para manter redes de Monark bloqueadas

Visualizar notícia
10

Papo Antagonista: A cegueira voluntária de Lula

Visualizar notícia
1

‘Queimadas do amor’: Toffoli é internado com inflamação no pulmão

Visualizar notícia
2

Sim, Dino assumiu a presidência

Visualizar notícia
3

O pedido de desculpas de Pablo Marçal a Tabata Amaral

Visualizar notícia
4

"Só falta ocuparem nossos gabinetes", diz senador sobre ministros do Supremo

Visualizar notícia
5

Explosões em dispositivos eletrônicos ferem mais de 2.500 no Líbano

Visualizar notícia
6

Datena a Marçal: “Eu não bato em covarde duas vezes”; haja testosterona

Visualizar notícia
7

Governo prepara anúncio de medidas para conter queimadas

Visualizar notícia
8

Crusoé: Missão da ONU conclui que Maduro adotou repressão "sem precedentes"

Visualizar notícia
9

Cadeirada de Datena representa ápice da baixaria nos debates em São Paulo

Visualizar notícia
10

Deputado apresenta PL Pablo Marçal, para conter agressões em debates

Visualizar notícia
1

'Jogo do Tigrinho' na mira da PF

Visualizar notícia
2

Irmãos Batista e Lula: o sistema vai atropelar de novo?

Visualizar notícia
3

Candidato do PL em Manaus é alvo de adversários por doação de 2018 de Omar Aziz

Visualizar notícia
4

As consequências da cadeirada e do soco

Visualizar notícia
5

O vexame do Brasil na ONU

Visualizar notícia
6

Moraes nega desbloqueio do X, aumenta condições e exige multa de R$ 10 milhões

Visualizar notícia
7

Toffoli anula todas as condenações de Léo Pinheiro, delator de Lula

Visualizar notícia
8

Marçal diz que será presidente e capital do Brasil será "no Maranhão"

Visualizar notícia
9

Fux vai levar ação contra bets ao plenário do STF

Visualizar notícia
10

Paes vai recorrer de decisão que interrompeu farra dos comissionados no RJ

Visualizar notícia

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo do O Antagonista em primeira mão!

Tags relacionadas

Carro Rally Triton Ultimate Racing
< Notícia Anterior

Fake News sobre FGTS: esclarecendo a veracidade das informações

26.08.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Zezé Di Camargo e Graciele Lacerda: Casamento e chá revelação

26.08.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Honda HR-V, um SUV compacto que se destaca no mercado

Honda HR-V, um SUV compacto que se destaca no mercado

Visualizar notícia
Land Rover Defender World Ender, o SUV preparado para o apocalipse

Land Rover Defender World Ender, o SUV preparado para o apocalipse

Visualizar notícia
Haval H6 PHEV19, o inovador SUV híbrido chega ao Brasil

Haval H6 PHEV19, o inovador SUV híbrido chega ao Brasil

Visualizar notícia
Hyundai Ioniq 5: Conheça o novo SUV elétrico lançado no Brasil

Hyundai Ioniq 5: Conheça o novo SUV elétrico lançado no Brasil

Visualizar notícia
Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.