Toyota investe e vai quase dobrar a fábrica de Sorocaba–SP com o novo Yaris Cross
A montadora planeja investir R$ 11 bilhões até 2030 para fortalecer a produção nacional de veículos, com um foco especial nos modelos híbridos flex como o Corolla e o Corolla Cross
A Toyota, liderada no Brasil, pelo presidente Evandro Maggio, planeja expandir significativamente sua unidade mais moderna em Sorocaba, São Paulo.
Com um investimento previsto de R$ 11 bilhões até 2030, o foco é robustecer a produção nacional, especialmente dos modelos híbridos flex, atualmente utilizados nos populares Corolla e Corolla Cross e ainda importados.
Este movimento estratégico promete não apenas aumentar a capacidade produtiva, mas também fortalecer a presença da Toyota no mercado automotivo brasileiro, em meio às crescentes demandas por veículos mais sustentáveis e economicamente eficientes. Maggio expressou otimismo, prevendo que as obras de ampliação sejam concluídas em até dois anos.
Quais mudanças podemos esperar na Toyota até 2026?
Evandro Maggio não mediu palavras ao destacar os planos futuros para a inclusão de tecnologia híbrida flex nos modelos produzidos nacionalmente.
Segundo ele, até 2026, todos os modelos fabricados no Brasil oferecerão essa opção. Além disso, a possibilidade de produzir baterias localmente está sendo considerada, um passo que poderia solidificar a liderança da Toyota no segmento de híbridos flex no país.
Toyota e a produção do novo Yaris Cross
O grande destaque fica por conta da expansão da unidade de Sorocaba. Com o aumento previsto da área construída e da capacidade de produção, especula-se que o Yaris Cross seja o carro-chefe nesta nova fase.
Ao mesmo tempo, a fábrica de motores em Porto Feliz, situada a menos de 30 km de Sorocaba, também passará por expansão, elevando sua capacidade em cerca de um terço.
Transferências e oportunidades na Toyota
Outro aspecto relevante é o plano de transferência de empregados da unidade de Indaiatuba para Sorocaba. Com o fechamento previsto de Indaiatuba, Maggio espera que a maioria dos funcionários aceite relocar-se, aproveitando as boas condições das estradas que ligam as duas cidades.
Além disso, Roberto Braun, diretor de Comunicação da Toyota, comentou sobre o crescente interesse de empresas, incluindo a chinesa Neta, em estabelecer operações no Brasil.
Embora não existam confirmações ou datas específicas, Braun admite que negociações podem começar já no próximo ano.
A trajetória da Toyota no Brasil parece estar em uma crescente, com grandes investimentos e desenvolvimento tecnológico focado em sustentabilidade e inovação.
Com líderes brasileiros no comando, a filial parece pronta para enfrentar os desafios e oportunidades do mercado automobilístico nacional e internacional.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)