RAV4 Plug-in Hybrid, a nova proposta da Toyota para sustentabilidade
Conheça o novo RAV4 XSE PHEV, o primeiro híbrido plug-in da Toyota.
Os carros híbridos têm sido apontados como uma solução eficaz para a descarbonização global. A combinação de baterias menores e a liberdade de movimento sem depender totalmente da eletrificação pura levou marcas como VW e GM a reconsiderarem seus planos para veículos 100% elétricos. A Toyota, por sua vez, manteve seu compromisso com a descarbonização, destacando-se com o primeiro conjunto híbrido flex no Brasil.
Agora, a Toyota lança seu primeiro híbrido plug-in, o RAV4 XSE PHEV. Este SUV, que já era híbrido pleno, possui a capacidade de recarregar suas baterias em uma fonte externa, oferecendo uma eficiência energética ainda maior. Vamos conhecer os detalhes dessa inovação tecnológica e suas implicações no mercado.
O que é o RAV4 XSE PHEV?
A versão XSE PHEV é equipada com um motor 2.5 a gasolina, semelhante ao utilizado na versão híbrida convencional SX Connect, e dois motores elétricos, que juntos entregam uma potência de 306 cv. A tração é integral e, embora a fábrica não divulgue o torque combinado, estima-se que seja aproximadamente 40 kgfm. Esta combinação permite uma autonomia 100% elétrica de até 55 km, segundo o Inmetro.
Como funciona a recarga do RAV4 Plug-in Hybrid?
O RAV4 PHEV pode ser recarregado tanto em casa quanto em eletropostos. Para as recargas domésticas, o veículo vem acompanhado de um wallbox de 7,4 kW, que completa a carga em cerca de 2h30min. Esse sistema de recarga mais eficiente permite o uso de baterias maiores, proporcionando maior liberdade e controle sobre o funcionamento dos motores.
Quais são os principais benefícios do RAV4 Plug-in Hybrid?
- Eficiência no Consumo de Combustível: Segundo a Toyota, o consumo pode chegar a 35 km/l na cidade e 30 km/l na estrada. Em testes realizados, os números foram mais modestos, mas ainda impressionantes: 15,6 km/l no ciclo urbano e 14,2 km/l no rodoviário.
- Desempenho Superior: A versão XSE demonstrou uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, significativamente mais rápida que a versão SX, que realizou a mesma prova em 8,7 segundos.
- Equipamentos Modernos: O novo modelo inclui um painel de instrumentos digital de 12,3”, central multimídia com tela de alta resolução de 10,5” e head-up display. Além disso, possui assistentes de direção avançados, como controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa.
- Espaço e Conforto: Apesar do peso adicional das baterias, a suspensão independente e o baixo centro de gravidade proporcionam uma dinâmica de condução estável e confortável.
O custo justifica?
O preço do RAV4 XSE PHEV é de R$ 399.990, uma diferença de R$ 50.700 em relação à versão híbrida convencional. No entanto, essa diferença pode ser justificada pelos 84 cv e quase 20 kgfm extras de potência e torque, além de uma lista extensa de equipamentos e a possibilidade de condução exclusivamente elétrica por até 55 km.
O que esperar do RAV4 Plug-In no mercado?
Comparando com seu rival histórico, o Honda CR-V Hybrid, que custa R$ 352.900, o RAV4 Plug-in traz vantagens consideráveis em termos de autonomia elétrica e desempenho. Embora o preço seja elevado, o RAV4 Plug-in reforça a ideia de que híbridos podem ser a melhor solução para quem busca uma mobilidade sustentável com desempenho excelente e uma gama completa de equipamentos modernos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)