Qual a legislação vigente sobre o estepe veicular no Brasil? Qual a legislação vigente sobre o estepe veicular no Brasil?
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Qual a legislação vigente sobre o estepe veicular no Brasil?

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Qual a legislação vigente sobre o estepe veicular no Brasil?

Saiba mais sobre a legislação de trânsito brasileira referente a estepes.

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Qual a legislação vigente sobre o estepe veicular no Brasil?
Créditos: depositphotos.com / [email protected]

No Brasil, é comum encontrar veículos sendo vendidos com diferentes tipos de estepe ou até mesmo sem ele. As normas que regulam esta prática estão definidas na Resolução nº 540/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Segundo essa resolução, é obrigatório que os veículos disponham de um conjunto de roda e pneu sobressalente de uso temporário, ou sistemas alternativos, mas não necessariamente com as mesmas dimensões dos pneus principais.

O que importa é que o diâmetro externo do conjunto de roda e pneu sobressalente seja idêntico ao do conjunto original do veículo. Essa medida visa garantir a segurança operacional do veículo, sem exigir que o estepe seja igual em todas as suas características ao restante dos pneus.

Quais são as alternativas ao estepe convencional?

Hoje, fabricantes têm adotado diferentes soluções para substituir o estepe convencional. Entre essas opções, destacam-se os pneus do tipo run flat e os kits de reparo emergencial. Os pneus run flat vêm equipados com tecnologia que permite vedar furos superficiais, possibilitando que o condutor continue a rodar até encontrar um local seguro para realizar o conserto completo.

Os kits de reparo emergencial são outro método aprovado pelo Contran. Esse kit deve incluir um produto selante suficiente para reparos temporários e um dispositivo capaz de inflar o pneu em até 10 minutos, conforme estipula o Art. 9º da resolução.

É permitido o estepe ser alocado de forma externa ao veículo?

Sim, a legislação permite que o estepe seja colocado tanto dentro quanto fora do veículo. Contudo, é vital que o espaço ocupado por ele não afete a segurança nem a lotação dos passageiros. O Art. 4º da resolução do Contran enfatiza que a área destinada ao estepe deve ser apropriada e não pode colocar em risco os ocupantes.

Estepe veicular (Créditos: depositphotos.com / osobystist)

Por que algumas montadoras optam por não incluir o estepe convencional?

Vários fabricantes preferem não incluir o estepe convencional visando aspectos como economia de espaço, redução de peso do veículo e até mesmo custo de produção. Em modelos importados, é comum encontrar apenas o kit de reparo em pneus, algo que, apesar de peculiar, está longe de ser uma prática proibida no mercado brasileiro.

Essa abordagem é sustentada pela flexibilidade oferecida pelo Contran em relação ao tipo de estepe ou sistema alternativo adotado, o que permite que as montadoras escolham a solução que considerem mais adequada para seus veículos.

Quais são as contribuições da legislação para a segurança e inovação no setor automotivo?

O Contran, ao adaptar sua legislação às tecnologias emergentes como pneus run flat e kits de reparo, promove a inovação no setor automotivo sem comprometer a segurança. A regulamentação atual reflete um balanço entre a evolução tecnológica e a manutenção de padrões rigorosos de segurança para os consumidores.

Assim, as regulamentações atuais têm permitido que o setor explore novas maneiras de atender as necessidades dos clientes enquanto trabalham para garantir que os padrões de segurança não sejam comprometidos.

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