Peugeot 3008 se despede do Brasil para a chegada da versão elétrica e-3008
Com baixas emissões e elevada autonomia, é um vislumbre do futuro do automóvel.
Vendido no Brasil desde 2018, o Peugeot 3008 está fora de linha no país – pelo menos por enquanto. O SUV médio com motor 1.6 THP deixou o mercado à espera da chegada do e-3008, a nova geração com mecânica elétrica.
A versão a combustão do Peugeot 3008 havia sido reestilizada em 2021, mas sempre teve uma presença discreta. De janeiro a agosto deste ano, apenas 42 unidades foram emplacadas no Brasil.
Por que o Peugeot 3008 saiu de linha no Brasil?
O Peugeot 3008 se destacava pelo design e pelos equipamentos, como bancos reclináveis e com função de massagem. No entanto, a baixa venda de unidades influenciou sua saída de linha. Em agosto de 2023, seu último preço de tabela era R$ 266.490.
Além disso, o SUV era um dos poucos modelos ainda vendidos com motor 1.6 THP de 165 cv, combinado com um câmbio automático de seis marchas. Com a introdução da nova geração elétrica, a marca francesa decidiu focar no futuro dos veículos elétricos.
O novo Peugeot e-3008
O Brasil receberá em breve o Peugeot e-3008, um SUV cupê elétrico que lançará a nova plataforma STLA Medium da Stellantis. Este modelo já está disponível na Europa desde fevereiro de 2023 e deverá chegar ao mercado brasileiro em 2025.
O e-3008 tem a nova linguagem visual da marca, incluindo características como garras de leão de LEDs sob os faróis, uma grande grade e um friso com a escrita “3008”. O SUV vem equipado com o novo logotipo da Peugeot, faróis em LED afilados, grandes rodas com visual inédito, pintura em dois tons e muitos vincos.
O que faz do e-3008 um modelo diferenciado?
Com uma traseira “fastback” e lanternas de três garras interligadas por uma barra preta com a escrita “Peugeot”, o e-3008 esbanja design inovador e tecnologia. A nova geração do i-Cockpit se destaca com uma tela de 21 polegadas, que serve como quadro de instrumentos e central multimídia.
Equipamentos de assistência ao motorista
- Piloto automático adaptativo
- Assistentes de permanência e troca de faixa
- Detector de fadiga
- Sensor de ponto cego com alcance de até 75 metros
- Controle de descida
- Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, funcionando em velocidades de até 140 km/h
Variantes e preços do Peugeot e-3008 na Europa
O Peugeot e-3008 está disponível em três versões na Europa:
- Eletric 210: Motor elétrico dianteiro de 210 cv e bateria de 73 kWh, oferecendo 525 km de alcance. Aceleração de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos.
- Eletric 230 Long Range: Motor elétrico dianteiro de 230 cv e bateria de 98 kWh, proporcionando uma autonomia de 700 km. Aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos.
- Eletric 320: Versão com tração integral e dois motores elétricos (210 cv dianteiro e 110 cv traseiro), com bateria de 73 kWh. Autonomia de 525 km e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos.
Na Europa, o novo e-3008 tem preço inicial de €46.150 (aproximadamente R$285.500 na conversão direta). A previsão é que o modelo, ao chegar ao Brasil, custe em torno de R$300.000.
Quais são as versões híbridas do Peugeot 3008?
Além das versões elétricas, o Peugeot 3008 também possui duas versões híbridas na Europa:
- Híbrido leve: Motor 1.2 de 136 cv.
- Híbrido plug-in: Motor 1.6 gerando 195 cv, na versão 3008 GT.
A versão híbrida leve custa a partir de R$215.000 na conversão direta, enquanto a plug-in mais cara chega a R$304.000. Essas versões híbridas poderiam ser boas opções para o mercado brasileiro, dependendo do preço final.
Expectativas para o futuro do Peugeot 3008 no Brasil
Embora o Peugeot 3008 a combustão tenha deixado o mercado brasileiro, há grandes expectativas para a chegada do e-3008. Com design moderno e diversas tecnologias inovadoras, o SUV elétrico promete conquistar o público brasileiro a partir de 2025.
A transição para veículos elétricos parece ser uma tendência cada vez mais forte no setor automotivo, e o Peugeot e-3008 está pronto para liderar essa mudança.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)