O Peugeot 308 no Brasil, uma jornada de evolução
Saiba mais sobre o Peugeot 308, um hatchback médio sofisticado que foi vendido no Brasil de 2012 a 2019
Produzidos com o foco em atender ao mercado latino-americano, os modelos do Peugeot 308 chegaram ao Brasil em 2012, diretamente da Argentina. Este hatchback, baseado na plataforma do seu antecessor, o 307, mostrou qualidades que o mantiveram relevante no mercado até sua descontinuação em 2019, mesmo diante de uma concorrência crescente e de uma plataforma então considerada defasada.
A versão brasileira do Peugeot 308 destacou-se principalmente pelo interior bem acabado, sua capacidade para passageiros e um porta-malas espaçoso de 430 litros, superando muitos SUVs. Ao longo dos anos, o veículo foi visto como uma opção atraente para quem buscava um hatch médio com características esportivas e bom nível de equipamentos.
Quais eram as versões e equipamentos do Peugeot 308?
A linha do Peugeot 308 oferecia várias versões, cada uma com características específicas. A versão de entrada, o 308 Active, vinha equipada com itens de segurança padrão como airbags dianteiros e sistema ABS, além de comodidades como ar-condicionado e rodas de liga leve. Seu motor 1.6 16V EC5 entregava até 122 cv de potência, marcando uma presença forte em categorias de entrada.
No meio da linha, o 308 Allure adicionava um toque de sofisticação com ar condicionado digital bizona, retrovisores fotocrômicos e outros detalhes. Para quem buscava ainda mais potência, havia a opção de motores 2.0 16V, que proporcionavam até 151 cv de potência, complementados por um câmbio automático de quatro marchas e teto de vidro panorâmico, ideal para uma experiência de direção mais prazerosa.
O desempenho do motor THP e outras melhorias
Em 2012, o Peugeot 308 recebeu uma significativa atualização com a introdução da versão Griffe, equipada com um motor 1.6 THP turbo e injeção direta, semelhante ao dos modelos BMW. Este motor, associado a uma transmissão automática de seis marchas, proporcionava 165 cv e transformava o hatch em uma verdadeira máquina de desempenho, com aceleração ágil e eficiência de consumo aprimorada.
A resposta às críticas de rigidez e ruído foram abordadas na linha de 2014, com melhorias na suspensão e pneus. Além disso, itens de série foram enriquecidos, adicionando lanternas de LED e mantendo o teto de vidro como padrão, melhorando o valor percebido do veículo entre os consumidores.
Quais foram as críticas e problemas comuns?
Os principais desafios enfrentados pelo Peugeot 308 estavam relacionados à durabilidade da transmissão automática AL4 de quatro velocidades, conhecida por apresentar trancos e retenções inconvenientes. Também houve queixas sobre a suspensão e a fragilidade dos componentes relacionados aos sistemas de polia e turbo. Apesar disso, o motor THP Flex introduzido nas últimas versões conseguiu mitigar alguns desses problemas, sendo mais confiável que seus antecessores a gasolina.
No entanto, uma reclamação recorrente dos proprietários estava relacionada ao suporte e serviços prestados pelas concessionárias, muitas vezes insuficientes para resolver problemas técnicos específicos, ocasionando transtornos para os donos dos veículos.
O legado do Peugeot 308 no mercado brasileiro
Mesmo após sua saída de linha, o Peugeot 308 continua a ser uma escolha interessante para aqueles que buscam um hatch médio usado. Ele está disponível no mercado por preços acessíveis e oferece boa disponibilidade de peças, tornando-se uma opção econômica com alto valor agregado, especialmente para quem opta por oficinas independentes com know-how técnico.
Em resumo, o Peugeot 308 marcou uma era significativa no segmento de hatchbacks médios no Brasil, deixando um legado de inovação e desafios que refletem as complexidades do mercado automotivo. Seus sucessos e dificuldades fornecem lições valiosas para futuros desenvolvimentos e lançamentos da marca Peugeot na região.
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