O Peugeot 308 no Brasil, uma jornada de evolução O Peugeot 308 no Brasil, uma jornada de evolução
O Antagonista

O Peugeot 308 no Brasil, uma jornada de evolução

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 22.10.2024 20:37 comentários
Carros

O Peugeot 308 no Brasil, uma jornada de evolução

Saiba mais sobre o Peugeot 308, um hatchback médio sofisticado que foi vendido no Brasil de 2012 a 2019

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 22.10.2024 20:37 comentários 0
O Peugeot 308 no Brasil, uma jornada de evolução
Créditos: depositphotos.com / teddyleung

Produzidos com o foco em atender ao mercado latino-americano, os modelos do Peugeot 308 chegaram ao Brasil em 2012, diretamente da Argentina. Este hatchback, baseado na plataforma do seu antecessor, o 307, mostrou qualidades que o mantiveram relevante no mercado até sua descontinuação em 2019, mesmo diante de uma concorrência crescente e de uma plataforma então considerada defasada.

A versão brasileira do Peugeot 308 destacou-se principalmente pelo interior bem acabado, sua capacidade para passageiros e um porta-malas espaçoso de 430 litros, superando muitos SUVs. Ao longo dos anos, o veículo foi visto como uma opção atraente para quem buscava um hatch médio com características esportivas e bom nível de equipamentos.

Quais eram as versões e equipamentos do Peugeot 308?

A linha do Peugeot 308 oferecia várias versões, cada uma com características específicas. A versão de entrada, o 308 Active, vinha equipada com itens de segurança padrão como airbags dianteiros e sistema ABS, além de comodidades como ar-condicionado e rodas de liga leve. Seu motor 1.6 16V EC5 entregava até 122 cv de potência, marcando uma presença forte em categorias de entrada.

No meio da linha, o 308 Allure adicionava um toque de sofisticação com ar condicionado digital bizona, retrovisores fotocrômicos e outros detalhes. Para quem buscava ainda mais potência, havia a opção de motores 2.0 16V, que proporcionavam até 151 cv de potência, complementados por um câmbio automático de quatro marchas e teto de vidro panorâmico, ideal para uma experiência de direção mais prazerosa.

O desempenho do motor THP e outras melhorias

Em 2012, o Peugeot 308 recebeu uma significativa atualização com a introdução da versão Griffe, equipada com um motor 1.6 THP turbo e injeção direta, semelhante ao dos modelos BMW. Este motor, associado a uma transmissão automática de seis marchas, proporcionava 165 cv e transformava o hatch em uma verdadeira máquina de desempenho, com aceleração ágil e eficiência de consumo aprimorada.

A resposta às críticas de rigidez e ruído foram abordadas na linha de 2014, com melhorias na suspensão e pneus. Além disso, itens de série foram enriquecidos, adicionando lanternas de LED e mantendo o teto de vidro como padrão, melhorando o valor percebido do veículo entre os consumidores.

O Peugeot 308 no Brasil, uma jornada de evolução
Motor do Peugeot 308 (Créditos: depositphotos.com / teddyleung)

Quais foram as críticas e problemas comuns?

Os principais desafios enfrentados pelo Peugeot 308 estavam relacionados à durabilidade da transmissão automática AL4 de quatro velocidades, conhecida por apresentar trancos e retenções inconvenientes. Também houve queixas sobre a suspensão e a fragilidade dos componentes relacionados aos sistemas de polia e turbo. Apesar disso, o motor THP Flex introduzido nas últimas versões conseguiu mitigar alguns desses problemas, sendo mais confiável que seus antecessores a gasolina.

No entanto, uma reclamação recorrente dos proprietários estava relacionada ao suporte e serviços prestados pelas concessionárias, muitas vezes insuficientes para resolver problemas técnicos específicos, ocasionando transtornos para os donos dos veículos.

O legado do Peugeot 308 no mercado brasileiro

Mesmo após sua saída de linha, o Peugeot 308 continua a ser uma escolha interessante para aqueles que buscam um hatch médio usado. Ele está disponível no mercado por preços acessíveis e oferece boa disponibilidade de peças, tornando-se uma opção econômica com alto valor agregado, especialmente para quem opta por oficinas independentes com know-how técnico.

Em resumo, o Peugeot 308 marcou uma era significativa no segmento de hatchbacks médios no Brasil, deixando um legado de inovação e desafios que refletem as complexidades do mercado automotivo. Seus sucessos e dificuldades fornecem lições valiosas para futuros desenvolvimentos e lançamentos da marca Peugeot na região.

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Avião da FAB cai no Rio Grande do Norte

Visualizar notícia
2

PIS/PASEP 2025: expectativas e novidades

Visualizar notícia
3

Kalil é réu em ação, e poderá ficar inelegível por 14 anos

Visualizar notícia
4

Solicitação da Aposentadoria por meio digital pode acelerar concessão do benefício

Visualizar notícia
5

Conheça os feriados de outubro em diferentes estados brasileiros

Visualizar notícia
6

Senador se antecipa ao Supremo com emenda sobre regulação das redes

Visualizar notícia
7

Porta-vozes do tombo de Lula são desmentidos por… Lula

Visualizar notícia
8

"Cães maus criados pelos EUA", diz irmã de Kim Jong Un sobre Ucrânia e Coreia do Sul

Visualizar notícia
9

Crusoé: O fotógrafo da Presidência pode trabalhar em eventos do PT?

Visualizar notícia
10

Blinken chega a Israel. Hezbollah lança foguetes perto de Tel Aviv

Visualizar notícia
1

‘Queimadas do amor’: Toffoli é internado com inflamação no pulmão

Visualizar notícia
2

Sim, Dino assumiu a presidência

Visualizar notícia
3

O pedido de desculpas de Pablo Marçal a Tabata Amaral

Visualizar notícia
4

"Só falta ocuparem nossos gabinetes", diz senador sobre ministros do Supremo

Visualizar notícia
5

Explosões em dispositivos eletrônicos ferem mais de 2.500 no Líbano

Visualizar notícia
6

Datena a Marçal: “Eu não bato em covarde duas vezes”; haja testosterona

Visualizar notícia
7

Governo prepara anúncio de medidas para conter queimadas

Visualizar notícia
8

Crusoé: Missão da ONU conclui que Maduro adotou repressão "sem precedentes"

Visualizar notícia
9

Cadeirada de Datena representa ápice da baixaria nos debates em São Paulo

Visualizar notícia
10

Deputado apresenta PL Pablo Marçal, para conter agressões em debates

Visualizar notícia
1

Vídeo de artistas pró-Boulos: ajuda ou faz o Nunes ganhar retroativo no primeiro turno?

Visualizar notícia
2

Assassino de Marielle “fez pior com a gente”, diz Domingos Brazão

Visualizar notícia
3

Indicados de Lula ao STF blindaram Alckmin

Visualizar notícia
4

Alckmin come sanduíche de pernil com Boulos para 'virar voto'

Visualizar notícia
5

Peru desmoraliza STF

Visualizar notícia
6

A lição de Milei a Lula

Visualizar notícia
7

Ditador Maduro chega à cúpula dos Brics

Visualizar notícia
8

Novo presidente da Fundação Saúde é nomeado por Castro

Visualizar notícia
9

Cappelli quer ser governador do DF

Visualizar notícia
10

'O candidato é Bolsonaro', diz Tarcísio sobre a presidência

Visualizar notícia

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo do O Antagonista em primeira mão!

Tags relacionadas

Carro usado carros Hatchback Peugeot 308
< Notícia Anterior

Ditador Maduro chega à cúpula dos Brics

22.10.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Sean 'Diddy' Combs: Filhos saem em defesa do rapper

22.10.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Honda PCX 160: Um ícone de vendas no Brasil

Honda PCX 160: Um ícone de vendas no Brasil

Visualizar notícia
Ram 1500, a nova era das picapes no Brasil

Ram 1500, a nova era das picapes no Brasil

Visualizar notícia
Qual a legislação vigente sobre o estepe veicular no Brasil?

Qual a legislação vigente sobre o estepe veicular no Brasil?

Visualizar notícia
Porsche Panamera 2025: Inovação e tecnologia no Brasil

Porsche Panamera 2025: Inovação e tecnologia no Brasil

Visualizar notícia
Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.