O novo carro elétrico da Coreia pode chegar a 720 km de autonomia
Segundo a CarNewsChina, uma das maiores plataformas de notícias automotivas da China, imagens do "novo" modelo Madusan EV em um dia chuvoso mostram, na verdade, um BYD Han.
Recentemente, a indústria automotiva da Coreia do Norte ganhou destaque novamente na mídia internacional, mas desta vez por um motivo inusitado. Uma empresa local anunciou o desenvolvimento de um carro elétrico, o Madusan EV, que promete impressionar com sua autonomia de 720 km.
Este anúncio suscitou uma série de especulações e debates em países vizinhos, especialmente na China e na Coreia do Sul.
No entanto, investigações conduzidas por sites especializados em automotivos revelaram que o suposto modelo inovador não é exatamente o que parece. A notícia gerou uma repercussão considerável, envolvendo elementos de ceticismo e curiosidade quanto às capacidades produtivas da nação isolada.
Madusan EV ou BYD Han: qual é a real origem do carro?
Segundo informações divulgadas por uma das maiores plataformas de notícias automotivas da China, a CarNewsChina, o CarNewsChina, imagens do “novo” modelo Madusan EV em um dia chuvoso mostram, na verdade, um BYD Han.
O veículo, conhecido por sua qualidade e eficiência, teve seus logotipos removidos, sendo renomeado e comercializado como se fosse um produto nacional norte-coreano.
A Madusan Economic Federation e seu negócio de importação
Fundada em 2018 na capital Pyongyang, a Madusan Economic Federation não começou no ramo automotivo.
Especializada inicialmente em eletrônicos, essa empresa vem realizando a importação de vários produtos da China, rebranding-os e vendendo-os na Coreia do Norte como se fossem originários do país. Além de carros, essa prática também é aplicada a celulares e televisores.
Por que a Coreia do Norte utiliza táticas de rebranding?
A estratégia de utilizar marcas e tecnologias estrangeiras, adaptando-as com uma nova identidade visual e de marca, é uma maneira encontrada pela Coreia do Norte para contornar suas limitações de desenvolvimento tecnológico e industrial.
Isso também reflete um certo aspecto de nacionalismo e a busca por independência percebida, apesar da dependência factual de inovações e produtos estrangeiros.
A cultura automotiva norte-coreana em foco
A despeito de ser uma nação com acesso limitado a veículos pessoais, a Coreia do Norte possui uma pequena, porém intrigante cultura automotiva.
A Pyeonghwa Motors, maior fabricante do país ligada a um grupo pró-unificação do Sul, é conhecida por produzir carros sob licença utilizando designs de outras marcas internacionais.
Além dessa, outras empresas como a Chongjin Bus Works e a Pyongyang Trolley bus Factory focam na produção de veículos para uso coletivo e operacional, demonstrando que, apesar das restrições, existe um mercado automotivo interno.
Com todas essas informações, fica claro que o mercado de veículos na Coreia do Norte é repleto de nuances e peculiaridades.
Enquanto a indústria local se esforça para crescer e se estabelecer, o recurso ao rebranding de modelos estrangeiros mostra-se como uma solução criativa para superar barreiras tecnológicas e econômicas.
Portanto, o caso do Madusan EV é apenas um exemplo do complexo cenário automotivo e econômico do país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)