O fascinante Jaguar C-X75: Do protótipo ao ícone cinematográfico
Do Salão de Paris de 2010 ao filme Spectre de 2015, a história do Jaguar C-X75 que nunca chegou a produção em série.
No universo automotivo, alguns modelos ganham destaque mesmo sem chegar às linhas de produção. O Jaguar C-X75 é um exemplo notável, surgido como um protótipo de supercarro híbrido em 2010, durante o Salão de Paris. Apesar de sua recepção positiva, o projeto foi abandonado pela Jaguar. No entanto, o C-X75 ganhou uma segunda chance na tela grande, estrelando no filme “007 contra Spectre” em 2015.
Ainda que seus modelos para o cinema não fossem carros de verdade, serviam apenas para acrobacias. A paixão pelo C-X75, no entanto, não morreu. Ian Callum, seu criador, resolveu concretizar sua visão após sair da Jaguar. Com sua própria empresa, transformou o C-X75 em uma máquina legalizada para as ruas, inicialmente apresentado em fevereiro e aperfeiçoado com uma segunda versão meses depois.
Quais foram as melhorias no C-X75 para torná-lo um superesportivo de rua?
A versão definitiva do C-X75 trouxe mudanças significativas no design e performance. Os esforços da Callum focaram inicialmente na obtenção da IVA, necessária no Reino Unido, o que incluía ajustes mais técnicos como a instalação de catalisadores e modificações no escapamento. Já no segundo momento, a empresa dedicou-se a aprimorar a experiência de direção, criando um superesportivo verdadeiramente inigualável.
Um dos destaques dessa transformação foi a substituição da motorização híbrida pelo motor V8 superalimentado. A Callum implementou melhorias que incluem uma transmissão de dupla embreagem e novos modos de condução que se adaptam ao tipo de uso desejado — desde um trajeto urbano tranquilo até uma experiência esportiva intensa.
Como foram as inovações no design e interior do C-X75?
As mudanças no C-X75 não se limitaram apenas à sua mecânica. O design aerodinâmico foi aperfeiçoado, aumentando a eficácia em altas velocidades, especialmente no quesito downforce. O carro também recebeu um novo conjunto de freios a ar e suspensão ajustável, facilitando sua condução urbana.
No interior, a Callum investiu aproximadamente 1.000 horas para transformar o carro. O cockpit, inicialmente adaptado para o cinema, foi substituído por um espaço digno de um veículo premium. O acabamento emprega uma sofisticada combinação entre couro creme e detalhes em verde escuro, realçando o conforto sem perder a característica esportiva.
Quais inovações tecnológicas foram incorporadas ao novo C-X75?
O interior do C-X75 também foi atualizado com recursos tecnológicos modernos. A ausência de um console central tradicional é compensada por seletores circulares com tela sensível ao toque. Além disso, o botão de partida e outras funções principais foram reposicionados no teto, em uma inspiração clara da aviação.
- Espelho retrovisor interno digital
- Freio de estacionamento eletrônico
- Carregador de celular sem fio
- Conectividade com Apple CarPlay
- Sistema de som com subwoofer
A inovação e o meticuloso esforço em cada detalhe fazem do Jaguar C-X75 um superesportivo único, combinando legado e modernidade. Seu percurso dos salões de automóveis para as ruas e telas do cinema ilustra a paixão dos entusiastas por designs icônicos, transformando o sonho em realidade.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)