O avanço da tecnologia: lançamento da BYD Shark no Brasil
A BYD lançou sua primeira picape híbrida plug-in, a Shark, no Brasil.
A BYD Shark, a primeira picape híbrida plug-in do Brasil, foi recentemente apresentada em um evento em Goiânia, Goiás. O modelo chega ao mercado para rivalizar com nomes de peso no segmento de picapes médias a diesel, como a Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10.
Seu lançamento foi estrategicamente realizado no centro-oeste, a região brasileira que registra maior venda de picapes. A picape está disponível em uma única versão de acabamento, com preço inicial de R$ 379.800.
Qual é o sistema de motorização da BYD Shark?
A BYD Shark se diferencia pela motorização híbrida plug-in (PHEV), denominada DMO. Este sistema combina um motor a gasolina 1.5 turbo de quatro cilindros, com 183 cavalos de potência, e dois motores elétricos localizados nos eixos dianteiro e traseiro. O motor elétrico frontal entrega 231 cavalos, enquanto o traseiro acrescenta 204 cavalos. No total, são 437 cavalos de potência e 65 kgfm de torque, sendo um grande diferencial no mercado de picapes médias.
A picape utiliza um câmbio automático que possui uma única marcha física. As demais são geradas pelos motores elétricos, garantindo tração nas quatro rodas. Em testes realizados, a BYD Shark foi de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos, demonstrando robustez e agilidade.
Como é a autonomia e a capacidade de carga da BYD Shark?
As baterias Blade de LFP (lítio-ferro-fosfato) da BYD Shark possuem 29,6 kWh de capacidade, permitindo uma autonomia de 57 km em modo elétrico, conforme informações do Inmetro. A recarga lenta pode ser feita a 6,6 kW, enquanto a rápida chega a 55 kW.
Comparativamente, a Shark supera as principais concorrentes a diesel em termos de dimensões, medindo 5,45 metros de comprimento. No entanto, sua capacidade de carga é de 790 kg, ligeiramente superior à da Fiat Strada, mas inferior à de outras picapes médias a diesel, que conseguem transportar até 1 tonelada.
Quais são os equipamentos e recursos de segurança da BYD Shark?
A BYD Shark é equipada com ar-condicionado digital de duas zonas, instrumentação digital com painel de 10,25 polegadas, central multimídia de 12,8 polegadas e seletor de modos de condução. O acesso ao veículo é por chave presencial ou cartão NFC, com partida por botão e bancos dianteiros com ajustes elétricos e revestimento em couro.
Nos quesitos de segurança, a Shark possui seis airbags, frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa, alerta de ponto cego e controlador de velocidade adaptativo. No entanto, ela não inclui assistente de estacionamento ou tráfego cruzado traseiro.
Como será a aceitação da BYD Shark no mercado?
A expectativa da BYD é positiva, apesar de ter se tornado a picape mais cara do Brasil, superando até a Toyota Hilux GR-Sport. A empresa prevê vendas mensais entre 1.000 e 1.500 unidades, o que posicionaria a Shark entre as picapes de porte médio mais vendidas do país, competindo diretamente com a Mitsubishi L200 Triton.
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