Novo sedã elétrico Aion RT, a revolução da GAC na China
O Aion RT é um sedã elétrico acessível que logo deve chegar ao Brasil.
No mercado automobilístico, o segmento de sedãs tem uma singularidade intrigante quando comparado entre diferentes países. Enquanto no Brasil o público vem se inclinando mais para SUVs e compactos, na China, os sedãs dominam com vigor, especialmente quando se fala em carros elétricos. Essa preferência tem levado gigantes do setor a se adaptarem para atender a esse público exigente.
Dentro desse cenário, a GAC, tradicional montadora chinesa, se destaca. Recentemente, a empresa anunciou sua entrada no mercado brasileiro, mas seu foco imediato está na China. Com sua submarca Aion, criada em 2018, a GAC vinha apostando em modelos de luxo. Entretanto, surge agora com uma tática reformulada, lançando o Aion RT, um sedã elétrico que promete ser acessível e inovador.
O que torna o Aion RT especial?
Lançado como um sedã elétrico acessível, o Aion RT possui um design que atrai olhares, reminiscente de competidores como Tesla e Xiaomi SU7. A parte frontal é arredondada, oferecendo entradas de ar laterais e faróis que se estendem até o para-lamas. Na lateral, a estética é sóbria, com maçanetas embutidas e rodas de 18 polegadas, enquanto a traseira se destaca pelo estilo afunilado e pela singularidade das lanternas separadas.
Esse visual atraente é aliado a um interior que impressiona por sua tecnologia e conforto. Equipado com duas telas, uma delas de infoentretenimento quase cinematográfica de 15 polegadas, e um painel de instrumentos de 8,8 polegadas, o Aion RT não deixa a desejar. O acabamento simula couro de maneira sofisticada, completado por um teto panorâmico e um sistema de som com onze alto-falantes. Um destaque notável são os bancos frontais rebatíveis, transformando-se praticamente em camas—um verdadeiro luxo sobre rodas.
Como funciona o sistema de condução do Aion RT?
Como é comum em modelos elétricos chineses, o Aion RT vem equipado com um avançado sistema de assistência ao motorista. Este sistema inclui LiDAR com três radares, onze câmeras e um processador Nvidia Orin X, que oferecem um pacote completo de auxílio ao condutor, promovendo segurança e praticidade.
- Primeira configuração: motor de 204 cv
- Segunda configuração: motor de 224 cv
Ambas as configurações possuem velocidade máxima de 163 km/h, embora o torque ainda não tenha sido revelado pela fabricante. Isso demonstra o compromisso da GAC em oferecer um veículo não só acessível, mas também competitivo em termos de desempenho.
Qual é a capacidade e autonomia das baterias do Aion RT?
Em termos de bateria, o Aion RT vem com duas opções. A primeira, de 55,1 kWh, e a segunda, de 68,1 kWh, permitindo que o veículo percorra 520 km e 650 km, respectivamente, com apenas uma carga no ciclo chinês CLTC. Feitas pela CATL, essas baterias podem alcançar de 10 a 80% de carga em apenas 18 minutos, mostrando eficiência e rapidez nas recargas.
- Bateria de 55,1 kWh: autonomia de 520 km
- Bateria de 68,1 kWh: autonomia de 650 km
Na China, o preço do Aion RT varia de R$ 93.000 a R$ 132.000, valores que o tornam competitivo frente a modelos como o Chevrolet Onix Plus. No entanto, especula-se que, se introduzido no Brasil, o preço poderia ultrapassar os R$ 200.000.
O futuro do Aion RT no Brasil
A entrada da GAC no mercado brasileiro pode trazer a Aion RT para nossas ruas, embora, como mencionado, os preços devam ser maiores devido aos impostos e taxas de importação. Mesmo que a presença dos sedãs elétricos ainda seja tímida no Brasil, a chegada da Aion RT poderia marcar o início de uma nova era para os fãs de carros elétricos.
Assim, enquanto aguardamos esta transformação, o Aion RT continua a se estabelecer como um modelo crucial no mercado chinês, posicionando a GAC como uma pioneira no segmento de sedãs elétricos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)