Novo Citroën Basalt é um SUV cupê de entrada que promete agitar o mercado
Novo Citroën Basalt teve sua data de lançamento confirmada na Índia.
O mundo dos automóveis está prestes a receber uma nova adição que promete deixar entusiastas e consumidores em alerta. Trata-se do Citroën Basalt, uma inovação no segmento dos SUVs cupês que chega com o intuito de oferecer uma opção mais acessível dentro do grupo Stellantis. Este lançamento não só agita o mercado com seu design inovador e preço atrativo, mas também sinaliza uma nova estratégia da marca francesa.
O veículo, que foi flagrado em testes pela Mobiauto, teve seu lançamento confirmado para agosto na Índia, e por ser um modelo global, a estreia em território brasileiro é altamente aguardada. O Citroën Basalt registra-se como o terceiro lançamento da série C-Cubed, sucedendo o hatch C3 e o SUV C3 Aircross.
Por que o Citroën Basalt é uma revolução no segmento de SUV cupê?
Desviando um pouco da tradicional nomenclatura C-Cubed, o Citroën Basalt marca sua entrada como um SUV cupê com características robustas e um precinho mais amigo do bolso. A expectativa é que o modelo comece a ser vendido a partir de R$ 100 mil, posição que o coloca abaixo do Fiat Fastback da mesma corporação.
Especificações esperadas para o novo Citroën Basalt
Compartilhando a plataforma CMP com seus irmãos de linha, o Citroën Basalt deverá ter dimensões semelhantes às do C3 Aircross. Sua frente mantém a identidade visual da família, mas é a partir da segunda porta que o design inovador entra em cena, com um caimento de teto típico dos cupês e uma traseira elevada, complementada por lanternas alongadas e modernas.
Motorização e desempenho
Debaixo do capô, o Basalt deverá herdar o eficiente motor 1.0 turbo flex de três cilindros do C3 Aircross, capaz de entregar até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. A transmissão é igualmente avançada, uma caixa automática CVT com simulação de sete marchas que promete eficiência e conforto nas trocas de marcha.
Curiosamente, durante os últimos testes, foi observada uma unidade equipada com o motor EC5, o 1.6 flex aspirado que atualmente alcança até 120 cv e 15,7 kgfm de torque, sugerindo que essa motorização possa também estar disponível, talvez como alternativa para mercados de exportação.
A confirmação deste lançamento notável reflete a estratégia de lançamentos sincronizados do Citroën C3 e C3 Aircross, que ocorreram simultaneamente no Brasil e na Índia. Este método de comercialização simétrica sugere que o Citroën Basalt também seguirá esse padrão, aumentando as expectativas em ambos os países.
O novo Citroën Basalt representa uma combinação fascinante de estilo, performance e competitividade de preço, prometendo sacudir o mercado de SUVs cupês em 2024.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)