Novo BYD King, um forte concorrente para o Corolla Hybrid
Conheça o BYD King, o sedã híbrido plug-in que chega ao Brasil para competir com o Toyota Corolla
“Em terra de cegos, quem tem um olho é rei.” Será que esse provérbio popular se aplica ao novo BYD King? Este é o primeiro modelo de uma forte ofensiva híbrida da marca no Brasil, chegando para desafiar o tradicionalíssimo Toyota Corolla, referência dos sedãs médios. Será que o BYD King tem o necessário para assumir o trono?
O BYD King é uma evolução do Qin Plus, um sedã híbrido plug-in que revolucionou o mercado chinês desde seu lançamento em 2012. O modelo também possui um “irmão” mais atualizado visualmente, conhecido como Destroyer 05, que foi rebatizado pela BYD para conquistar o mercado internacional. E agora, temos o novo BYD King à disposição no Brasil.
Design e características do BYD King
O design do BYD King, embora não seja tão ousado quanto o dos modelos Han ou Seal da BYD, traz linhas modernas e elegantes. Equipado com faróis e lanternas traseiras em LED e rodas de liga leve de 17″, o carro apresenta um perfil imponente. Esses elementos, junto com a grade cromada e teto alongado, fazem do BYD King uma escolha atraente no segmento dos sedãs médios.
Com dimensões de 4,78 metros de comprimento, 1,83 metros de largura, 1,49 metros de altura e 2,71 metros de entre-eixos, o BYD King oferece um porta-malas com capacidade de 450 litros. Comparado ao Toyota Corolla, que possui 4,63 metros de comprimento e um porta-malas de 470 litros, o King se mostra competitivo em termos de espaço e funcionalidade.
Quais são as versões do BYD King?
O BYD King chega ao mercado brasileiro em duas versões: GL e GS. A versão GL possui uma bateria de 8,3 kWh, enquanto a GS vem equipada com uma bateria maior, de 18,3 kWh, a mesma usada pelo Song Plus. Os preços variam de R$ 175.800 para a versão GL até R$ 187.800 para a versão GS.
Ambas as versões têm uma série de equipamentos de série, incluindo faróis e lanternas em LED, central multimídia de 12,8 polegadas, painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas, seis airbags, câmera 360°, e carregador sem fio para smartphones. A versão GS adiciona banco do passageiro com ajuste elétrico, ar-condicionado automático de duas zonas e iluminação ambiente.
Como é dirigir o BYD King?
Logo na primeira acelerada, o BYD King impressiona com sua performance. Equipado com um sistema híbrido plug-in DM-i (Dual Mode) e transmissão E-CVT, o carro oferece uma experiência de condução suave e sem trancos. O motor a combustão de 1.5 aspirado do King gera 110 cv, complementado por um motor elétrico de 197 cv, totalizando 235 cv de potência. O veículo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos.
Embora o desempenho seja excelente, a suspensão do BYD King é voltada mais para o conforto, oferecendo uma condução suave tanto na cidade quanto na estrada. A cabine do King é silenciosa e bem isolada acusticamente, proporcionando um ambiente tranquilo para os passageiros. No modo híbrido, o King mostrou-se muito eficiente, com o motor elétrico prevalecendo na maior parte do tempo.
Eficiência do Híbrido Plug-in do BYD King?
O sistema híbrido plug-in do BYD King permite uma autonomia de até 115 km no modo elétrico (EV) em áreas urbanas, superando os 80 km oficiais declarados pelo Inmetro. Além disso, o King oferece modo Auto e Save, onde o sistema gerencia o uso do motor a combustão e elétrico para maximizar a eficiência. Em testes, conseguiram médias de 30,3 km/l na cidade e 24,4 km/l na rodovia no modo Auto.
Para usuários que preferem explorar todas as possibilidades do sistema híbrido, o modo Save permite definir um estado de carga da bateria, mantendo-a em até 70%. Neste modo, os consumos registrados foram de 20 km/l na cidade e 18,1 km/l na estrada. Tais características tornam o BYD King não só eficiente, mas também uma opção prática para quem deseja um modelo híbrido com excelente autonomia.
Comparando o BYD King ao Toyota Corolla Hybrid
Para fins de comparação, o Toyota Corolla Hybrid, equipado com um sistema híbrido convencional (HEV) e um motor 1.8 que gera 122 cv, tem um consumo declarado de 18,5 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada, de acordo com o Inmetro. No entanto, em testes, o Corolla alcançou até 20 km/l na cidade. Mesmo assim, o BYD King mostra clara vantagem em eficiência e desempenho, sendo uma excelente alternativa ao renomado Corolla Hybrid.
No quesito recarga, o BYD King admite apenas carregamento em corrente alternada (AC), com uma especificação de 6,6 kW. O modelo veio com um carregador portátil, que permite carregar na tomada 220V com 3,3 kW. É possível atingir 80% da bateria em aproximadamente 2 horas e 45 minutos.
Em resumo, o BYD King é um forte concorrente no segmento dos sedãs médios híbridos, oferecendo uma combinação de design moderno, eficiência, e um bom nível de equipamentos. Com preços que competem diretamente com o Toyota Corolla, o BYD King pode ser a escolha certa para quem procura um sedã híbrido plug-in no Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)