Latin NCAP e a segurança dos Renault: Kardian contra modelos populares
Confira os resultados dos testes de segurança do Latin NCAP para os carros da Renault
O Latin NCAP, entidade responsável pelos testes de segurança automotiva na América Latina, apresentou recentemente suas últimas avaliações, com foco especial nos veículos da marca Renault. A análise incluiu o novo SUV Renault Kardian, além da família Sandero, Stepway e Logan. Dentro da estrutura dessa organização, é prática comum realizar um único teste para veículos que compartilham aspectos estruturais semelhantes.
O resultado das avaliações trouxe à tona dados mistos para a marca francesa. Enquanto o Kardian se destacou ao atingir quatro estrelas, o trio composto por Sandero, Stepway e Logan não obteve sucesso, recebendo pontuação nula na avaliação geral de segurança.
Como o Renault Kardian se destacou nos testes?
O Renault Kardian demonstrou um sólido desempenho nos testes de segurança, especialmente na proteção para adultos, onde alcançou 83%. Equipado com seis airbags, o SUV apresentou boa proteção em áreas críticas dos passageiros em um cenário de impacto frontal. Entretanto, a proteção para os joelhos dos ocupantes foi considerada marginal, devido ao risco de contato com estruturas potencialmente perigosas.
Nos testes de colisão lateral, a performance do Kardian também foi robusta, oferecendo excelente proteção para a cabeça, abdômen e pélvis. No entanto, a proteção do tórax do motorista variou de adequada a marginal em diferentes cenários de impacto. Outro ponto notável foi a proteção apenas marginal durante impactos traseiros.
Quais foram os desafios para Sandero, Stepway e Logan?
Ao contrário do Kardian, o trio Sandero, Stepway e Logan não impressionou nos testes de segurança. Durante a avaliação de sistemas de assistência, a ausência de tecnologias avançadas, como a frenagem autônoma, contribuiu para a baixa pontuação. A opção do ESC como equipamento opcional e falhas no sistema de alerta de cinto de segurança também impactaram negativamente o desempenho dos modelos.
Na proteção de adultos, os veículos conseguiram conferir boa proteção para áreas específicas, como cabeça e pescoço em impactos frontais. Contudo, a proteção para o tronco e joelhos em algumas situações foi apenas marginal ou fraca, e a estrutura do habitáculo foi classificada como instável.
Por que a proteção aos pedestres é crucial?
A proteção aos pedestres é um dos principais focos dos testes do Latin NCAP, e tanto o Kardian quanto o trio Sandero, Stepway e Logan enfrentaram dificuldades nessa área. O Kardian conseguiu apenas 48% dos pontos nesse quesito, com variações significativas na proteção em diferentes áreas de impacto. Problemas semelhantes foram identificados no trio, com uma média de 46% na proteção aos pedestres, devido a poucos pontos de boa proteção e muitos com desempenho fraco.
Resultados para proteção de crianças nos veículos Renault
Os resultados para proteção de crianças mostraram que o Renault Kardian foi relativamente mais eficaz, alcançando a mesma pontuação de 83% que obteve na proteção de adultos. Contudo, a desaceleração torácica foi um ponto de atenção nos testes com dummies de um ano e meio. Já Sandero, Stepway e Logan tiveram um desempenho mais modesto, com 61% dos pontos. A falta de um interruptor para desativação do airbag do passageiro e falhas nas sinalizações de advertência foram questões críticas para esses modelos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)