Lançamento do primeiro carro híbrido da Stellantis no Brasil tem detalhes confirmados
O lançamento faz parte de um plano de investimentos bilionário da empresa no país.
A Stellantis anunciou para novembro o lançamento de seu primeiro carro híbrido fabricado no Brasil. As especulações em torno do lançamento vieram a público com imagens que confirmam que os modelos Fiat Pulse e Fastback serão os escolhidos para receber a atualização híbrida.
Além disso, essas imagens revelaram modificações no consumo de combustível do SUV-cupê, trazendo novidades para o mercado automotivo nacional.
Novidades no consumo e motorização do carro híbrido
De acordo com o perfil stellantis_clube no Instagram, as imagens revelam detalhes sobre o quadro de instrumentos do Fiat Fastback, com destaque para o modo de visualização do fluxo de energia híbrido. Os dados oficiais de consumo, divulgados após homologação no Inmetro, apresentam melhorias significativas. Utilizando etanol, o Fastback agora oferece um rendimento urbano de 9,6 km/l e rodoviário de 10,9 km/l, indicando um aumento de 15,6% e 11% respectivamente em comparação com versões anteriores.
Quando abastecido com gasolina, as mudanças também são notórias. O consumo urbano subiu para 12,6 km/l, um incremento de 10%. No entanto, o consumo nas estradas mantém-se em 13,9 km/l. Essa eficiência é resultado do sistema híbrido-leve, que combina uma tecnologia de 12V com um motor-gerador de 4 cv, juntamente com uma bateria de íons de lítio de 1 kWh.
Design e configurações
Outra novidade é a introdução da cor azul Amalfi no Fiat Fastback, já utilizada anteriormente no Pulse. As informações indicam que o sistema híbrido-leve estará disponível apenas na versão topo de linha, Impetus, apesar de rumores anteriores apontarem sua inclusão também na versão Audace. Essa escolha de design visa oferecer opções atraentes e ecológicas no segmento de veículos acessíveis.
Integração do sistema MHEV
O sistema híbrido-leve será acoplado ao motor 1.0 turbo de três cilindros, que manterá suas especificações atuais de 130 cv e 20,4 kgfm. A transmissão CVT de sete marchas simuladas continua sendo utilizada.
A expectativa é que esse sistema MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle) seja estendido aos outros modelos da Stellantis no Brasil equipados com motor 1.0 T200, representando um passo importante para a eletrificação da frota nacional.
Planos da Stellantis para ampliação de carros híbridos no Brasil
A Stellantis também projeta ampliar suas ofertas híbridas no Brasil, utilizando a arquitetura Bio-Hybrid. Além do MHEV, a empresa planeja lançar modelos com sistemas híbridos completos (HEV), semelhantes aos da Toyota, focando em motores elétricos mais potentes para reduzir ainda mais o uso de combustível. Há ainda planos para inserir veículos híbridos plug-in, utilizando tecnologias como as vistas no Jeep Compass 4xe, além de desenvolver carros totalmente elétricos, previstos para depois de 2026.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)