Inovações no setor automotivo em 2024: Bio-Hybrid da Fiat Inovações no setor automotivo em 2024: Bio-Hybrid da Fiat
O Antagonista

Inovações no setor automotivo em 2024: Bio-Hybrid da Fiat

avatar
Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 18.11.2024 09:37 comentários
Carros

Inovações no setor automotivo em 2024: Bio-Hybrid da Fiat

Este sistema híbrido aumenta a eficiência energética e reduz o impacto ambiental.

avatar
Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 18.11.2024 09:37 comentários 0
Inovações no setor automotivo em 2024: Bio-Hybrid da Fiat
Foto: Stellantis/Divulgação

O mercado automotivo brasileiro vem passando por transformações significativas em 2024, impulsionado por inovações tecnológicas e mudanças nas preferências dos consumidores. Um dos destaques é o lançamento do sistema Bio-Hybrid pela Fiat, que adapta os modelos de SUVs compactos Pulse e Fastback, incentivando a economia de combustível e reduzindo o impacto ambiental.

Este sistema inovador combina um motor elétrico multifuncional com uma bateria de íon de lítio, promovendo uma economia notável de combustível sem alterar significativamente o preço final dos veículos. A introdução dessa tecnologia oferece aos motoristas não apenas eficiência econômica, mas também isenção do rodízio de placas na cidade de São Paulo, uma vantagem significativa para os proprietários de carros.

O que é o Bio-Hybrid e como ele funciona?

Bio-Hybrid desenvolvido pela Fiat é um sistema híbrido leve que integra um motor elétrico de 4 cv (3 kW) com um gerador de partida acionado por correia, conhecido como BSG. Este sistema utiliza uma bateria adicional de 12 V, que está estrategicamente posicionada sob o banco do motorista para otimizar o espaço interno do veículo. O BSG é uma tecnologia que já foi testada em veículos de outras marcas e mostra-se como uma opção eficiente para iniciantes no segmento híbrido.

Quais são os benefícios do Bio-Hybrid?

Entre os principais benefícios do Bio-Hybrid estão a economia de combustível e a redução de emissões, especialmente de CO2. Testes realizados em Belo Horizonte evidenciaram uma economia média de 19% em etanol ao comparar um modelo convencional com um equipado com Bio-Hybrid.

Este resultado reflete um desempenho superior ao padrão do Inmetro, que estima um ganho de 10%. No entanto, essas vantagens são mais perceptíveis em viagens urbanas, enquanto em trajetos rodoviários as diferenças de consumo não são tão evidentes.

Plataforma Bio-Hybrid (Foto: Stellantis/Divulgação)

Perspectivas para o setor automotivo no Brasil

O mercado automotivo brasileiro está em crescimento, com aumento significativo nas vendas internas e expectativas positivas para o futuro. A integração de tecnologias híbridas como o Bio-Hybrid é apenas o primeiro passo de uma série de inovações previstas até 2030, quando a Stellantis planeja lançar seu primeiro veículo elétrico fabricado no Brasil.

Este movimento está alinhado com a tendência global de eletrificação dos automóveis e pode ver um grande impulso se a produção de baterias for efetivamente realizada em solo brasileiro.

Como o Bio-Hybrid impacta o mercado de veículos e a poluição urbana?

A implementação de sistemas como o Bio-Hybrid pode alterar o cenário da mobilidade urbana, especialmente em grandes cidades como São Paulo, onde a poluição do ar é uma preocupação constante. Reduzir as emissões veiculares é um passo crucial para melhorar a qualidade do ar e atender às demandas ambientais. Além disso, a isenção do rodízio representa uma comodidade importante para os motoristas, incentivando ainda mais a adesão a tecnologias sustentáveis.

Com a introdução crescente de modelos híbridos e elétricos, espera-se que o Brasil avance em direção a um sistema de transporte mais limpo e eficiente. As próximas etapas incluem investimentos em infraestrutura para carregamento de veículos elétricos e políticas públicas que incentivem a adoção de tecnologias verdes, contribuindo assim para um futuro mais sustentável.

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Oposição pede esclarecimentos sobre pagamentos do governo à TV Globo

Visualizar notícia
2

Colunista do WSJ critica Lula e aponta declínio da América Latina

Visualizar notícia
3

STF precisa se olhar no espelho

Visualizar notícia
4

Kremlin se pronuncia sobre liberação de mísseis contra Rússia

Visualizar notícia
5

A primeira-blogueira Janja e a diplomacia do “fuck” seletivo

Visualizar notícia
6

Janja parece um Tiü França de Lula no G20

Visualizar notícia
7

G20: Premier da Noruega cobra declaração final "realista"

Visualizar notícia
8

PEC que proíbe aborto no Brasil volta à CCJ da Câmara

Visualizar notícia
9

Novo chefe da Anatel americana contra a ideologia woke

Visualizar notícia
10

"Telefonemas não deterão Putin": parceiros da Otan criticam ligação de Scholz

Visualizar notícia
1

‘Queimadas do amor’: Toffoli é internado com inflamação no pulmão

Visualizar notícia
2

Sim, Dino assumiu a presidência

Visualizar notícia
3

O pedido de desculpas de Pablo Marçal a Tabata Amaral

Visualizar notícia
4

"Só falta ocuparem nossos gabinetes", diz senador sobre ministros do Supremo

Visualizar notícia
5

Explosões em dispositivos eletrônicos ferem mais de 2.500 no Líbano

Visualizar notícia
6

Datena a Marçal: “Eu não bato em covarde duas vezes”; haja testosterona

Visualizar notícia
7

Governo prepara anúncio de medidas para conter queimadas

Visualizar notícia
8

Crusoé: Missão da ONU conclui que Maduro adotou repressão "sem precedentes"

Visualizar notícia
9

Cadeirada de Datena representa ápice da baixaria nos debates em São Paulo

Visualizar notícia
10

Deputado apresenta PL Pablo Marçal, para conter agressões em debates

Visualizar notícia
1

Janja parece um Tiü França de Lula no G20

Visualizar notícia
2

"Telefonemas não deterão Putin": parceiros da Otan criticam ligação de Scholz

Visualizar notícia
3

China fornece ajuda com drones à Rússia, afirma governo alemão

Visualizar notícia
4

Crusoé: Kim Jong-un acusa Ocidente de usar Ucrânia como "tropa de choque"

Visualizar notícia
5

Agricultores da UE se unem contra pacto UE-Mercosul

Visualizar notícia
6

Colunista do WSJ critica Lula e aponta declínio da América Latina

Visualizar notícia
7

Kremlin se pronuncia sobre liberação de mísseis contra Rússia

Visualizar notícia
8

G20: Premier da Noruega cobra declaração final "realista"

Visualizar notícia
9

STF precisa se olhar no espelho

Visualizar notícia
10

PEC que proíbe aborto no Brasil volta à CCJ da Câmara

Visualizar notícia

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo do O Antagonista em primeira mão!

Tags relacionadas

Bio-Hybrid carros setor automotivo
< Notícia Anterior

Sobre o que era o Janjapalooza mesmo?

18.11.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Novo chefe da Anatel americana contra a ideologia woke

18.11.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Yamaha atualiza modelos R15 e Crosser para 2025

Yamaha atualiza modelos R15 e Crosser para 2025

Visualizar notícia
Montadoras chinesas continuam crescendo no mercado automotivo global

Montadoras chinesas continuam crescendo no mercado automotivo global

Visualizar notícia
VW Taos recebe novas atualizações: O que esperar no Brasil?

VW Taos recebe novas atualizações: O que esperar no Brasil?

Visualizar notícia
Volkswagen em crise? Desafios e consequências para a indústria automotiva

Volkswagen em crise? Desafios e consequências para a indústria automotiva

Visualizar notícia
Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.