Inovações na linha de caminhões Volkswagen para um futuro sustentável
A VW também investe em combustíveis alternativos, como o Constellation 26.280 Biometano, e atualiza sua linha e-Delivery.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus está focada em um futuro mais sustentável para sua linha de produtos no Brasil. Durante a Fenatran, realizada em São Paulo, a fabricante revelou novas soluções em transporte, incluindo caminhões inovadores que buscam atender os desafios ambientais atuais. O destaque fica por conta do Meteor Hybrid, um protótipo de caminhão híbrido totalmente projetado em território brasileiro.
Em parceria com a Suspensys, conhecida por fabricar suspensões e eixos para caminhões, a Volkswagen desenvolveu o Meteor Hybrid, que possui um eixo elétrico com um motor de 200 cv. Esse sistema permite o uso do motor elétrico em baixas velocidades ou em auxílio ao motor a diesel, garantindo maior eficiência energética. Este projeto nacional promete reduzir significativamente as emissões de poluentes, aproximando-se de 90% menos CO2 comparado ao modelo tradicional a diesel.
Como o Meteor Hybrid promete transformar o mercado Brasileiro?
O Meteor Hybrid combina inovação e tecnologia para atender às exigências ambientais. Equipado com baterias para armazenar energia, um inversor para o controle eletrônico e módulos eletrônicos para gestão, ele promete uma redução no consumo de combustível entre 10 e 20%. A Volkswagen destaca que o protótipo pode percorrer longas distâncias sem recarga frequente, dependendo da aplicação e da carga transportada.
A utilização de HVO (óleo vegetal hidrotratado) é uma estratégia para maximizar a redução das emissões do Meteor Hybrid. Apesar de ainda não ter data de lançamento, este caminhão híbrido surge como uma solução promissora para diminuir o impacto ambiental no transporte de cargas, embora com um custo potencialmente até 40% mais elevado em comparação com um caminhão a diesel convencional.
Proposta do Volkswagen Constellation 26.280 movido a biometano
A VW também está investindo em combustíveis alternativos com o Constellation 26.280 Biometano. Prestes a iniciar testes em 2025, este caminhão pesado movido a biometano é projetado para oferecer a maior autonomia do segmento devido ao seu grande armazenamento de combustível gasoso, alcançando até 240 metros cúbicos.
Conforme a Volkswagen, o uso de biometano pode reduzir as emissões de CO2 em até 90%, destacando-se como uma opção eficiente para operações como a coleta de resíduos urbanos. A introdução deste modelo reforça o compromisso da VW com a expansão de seu portfólio de produtos sustentáveis.
Novas tecnologias da Volkswagen e conforto na linha e-Delivery
A linha e-Delivery também recebe melhorias, com a introdução da nova geração do e-Delivery 11. Entre as novidades está o motor renovado de 380 cv, resultando em capacidades ampliadas, como um peso bruto total de 11.400 kg. Essa atualização faz parte dos esforços da VW para oferecer veículos não apenas mais sustentáveis, mas também eficientes para o mercado.
A partir de agora, todos os caminhões da fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, terão 10% de HVO em seu primeiro tanque, uma medida que realça o compromisso da VW com práticas ambientais e de sustentabilidade. Essa iniciativa demonstra o pioneirismo da montadora em liderar o caminho para o futuro dos veículos comerciais.
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