Hyundai Creta: Conheça mais sobre o SUV e seus principais defeitos
Saiba mais sobre o Hyundai Creta, este veículo popular no mercado de automóveis.
O Hyundai Creta estreou no mercado brasileiro em janeiro de 2017. Este foi o primeiro SUV produzido pela marca no Brasil, ao contrário dos modelos Tucson e ix35, que eram montados sob licença pelo Grupo Caoa. O nome “Creta” homenageia a ilha grega, refletindo a intenção da Hyundai de criar um veículo à altura da famosa hospitalidade e beleza do local.
A base do Creta é derivada da plataforma do sedã médio Elantra, o que lhe garante uma boa estrutura. O SUV compacto se destaca pelo entre-eixos de 2,59 metros, proporcionando um espaço interno generoso. Além disso, o porta-malas de 431 litros é um ponto positivo para quem busca praticidade e funcionalidade em um carro compacto.
Facelift e novidades do Hyundai Creta em 2021
Mesmo que o Hyundai Creta tenha mantido a mesma plataforma ao longo dos anos, em agosto de 2021 ele passou por uma reestilização profunda, que a marca chamou de “nova geração”. O visual quadradão deu lugar a um design mais arredondado e controverso, com novidades significativas tanto no exterior quanto no interior do veículo.
Quais são os equipamentos e versões do Hyundai Creta?
Desde o seu lançamento em 2017, o Hyundai Creta foi oferecido nas versões Attitude, Pulse e Prestige. A versão Prestige se destaca com seis airbags, central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay, faróis com luzes diurnas em LED, ar-condicionado digital e chave presencial. Estas características garantem um bom nível de conforto e conveniência.
- Motor 1.6 Flex: Equipando as versões Attitude e Pulse com 130 cv de potência.
- Motor 2.0 Flex: Disponível nas versões Pulse e Prestige com 166 cv de potência.
A partir de 2021, o Creta recebeu uma nova motorização, a TGDI 1.0 turboflex de três cilindros, que entrega 120 cv de potência. O motor 2.0 passou por atualizações para melhorar sua eficiência, agora chamado de Smartstream, alcançando 167 cv.
Problemas comuns no Hyundai Creta: Reclamações e queixas
Apesar dos inúmeros elogios ao bom espaço interno e à confiabilidade dos motores aspirados, o Hyundai Creta também coleciona algumas queixas. Diversos donos do SUV relatam problemas com o motor TGDI 1.0 turboflex e até falhas nos freios do veículo.
Problemas na injeção direta
Segundo usuários no site Reclame Aqui, o motor TGDI 1.0 é alvo de críticas por apresentar falhas no sistema de injeção direta, resultando em perda de potência e até desligamentos involuntários.
Por exemplo, Ricardo, de Fortaleza (CE), compartilhou sua experiência: “Comprei um Hyundai Creta Platinum 2022 zero quilômetro há pouco mais de dois anos. O carro é muito pouco rodado (15.000 Km) e nunca sofreu nenhum tipo de acidente. No começo deste ano, o motor começou a falhar e levei [o veículo] para a concessionária Hyundai HMB CAOA de Fortaleza. Diagnosticaram como problema no bico injetor e que iriam pedir a peça na fábrica. Esperei mais de um mês até finalmente mandarem a peça para substituição. O carro não rodou dois meses e o problema voltou a ocorrer.”
Freios: Segurança em risco?
Relatos de problemas graves nos freios também são comuns entre os proprietários do Hyundai Creta. Muitos mencionam que o sistema de freios fica inoperante ou trava durante a condução, aumentando significativamente o risco de colisões.
Luciano, do Rio de Janeiro (RJ), explicou sua experiência ao transitar pela rodovia Washington Luiz: “experimentou uma falha crítica nos freios, resultando em seu endurecimento [do pedal] e completa inoperância”. A Hyundai analisou o carro e afirmou não identificar problemas, o que não satisfaz completamente os consumidores que exigem mais clareza e laudos técnicos detalhados dos testes.
O que dizem os especialistas?
O mecânico Paulo Vianna comentou sobre as falhas registradas: “Motores com injeção direta são mais sensíveis a combustíveis adulterados. Esse sistema utiliza componentes mais complexos e trabalha com uma pressão bem superior à da injeção indireta para atingir o máximo de eficiência. Quando apresenta algum problema, a injeção direta costuma apresentar um custo de manutenção bem superior.”
Quanto aos freios, Vianna destacou a gravidade da situação: “É preciso investigar e, se necessário, convocar um recall para solucionar esse defeito, caso seja constatado que se trata de um problema crônico do modelo.”
Soluções e respostas da Hyundai
A Hyundai respondeu às reclamações através de uma nota oficial, declarando que a marca acompanha de perto as questões levantadas pelos clientes e implementa melhorias constantes nos modelos. A empresa também reforça que muitos casos são cobertos pela Garantia Hyundai de cinco anos, sem limite de quilometragem.
Os relatos apresentados no site Reclame Aqui são atentamente monitorados e tratados pelo departamento de Relacionamento com o Cliente da fabricante. A empresa também salienta que a Central de Atendimento Hyundai está disponível para esclarecer qualquer dúvida ou prestar suporte adicional.
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