Golpes na suspensão da CNH: entenda o funcionamento das fraudes
Saiba como identificar e prevenir golpes envolvendo a CNH.
Veio à tona recentemente a circulação de notificações falsas sobre a suspensão ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil. Tais mensagens, enviadas por diversas plataformas como WhatsApp, SMS e e-mail, tratam-se de um novo golpe, segundo a Associação Nacional dos Detran (AND). Dezoito estados, incluindo São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul, já reportaram casos deste tipo de fraude.
Os golpistas utilizam um tom alarmista nas mensagens, alegando que a habilitação está em risco de suspensão. Diante disso, as vítimas são incentivadas a acessar um link para regularizar sua situação. Porém, este link direciona a um site falso que simula o portal oficial do Governo Federal para enganar os cidadãos.
Como funcionam os golpes de suspensão da CNH?
Após abrir o link fraudulento, o usuário se depara com uma réplica do site oficial do governo, onde é solicitado o número de CPF. Com esses dados, os golpistas conseguem acessar informações pessoais, incluindo nomes dos pais da vítima. A partir daí, são geradas cobranças de taxas inexistentes, entre R$ 99 e R$ 193, com prazos para pagamento.
Os canais de pagamento fraudulentos incluem boletos, QR Codes ou PIX, todos não relacionados a qualquer órgão de trânsito legítimo. Para os golpistas, essa tática tem sido um método eficaz de extorquir dinheiro dos motoristas, que, muitas vezes, após pagarem, só descobrem que foram vítimas de um golpe.
Como identificar mensagens falsas relacionadas à CNH?
A AND esclarece que os órgãos oficiais de trânsito nunca solicitam pagamentos ou dados através de SMS para evitar suspensão da CNH. Todos os trâmites formais são feitos via correspondência postal, com códigos próprios e Aviso de Recebimento (AR). É essencial desconfiar de qualquer link cujo domínio não termine em “.gov.br”, pois tais URLs são indicativos de sites não oficiais.
Para assegurar a veracidade de determinada notificação, pode-se recorrer aos canais oficiais dos Detrans estaduais ou entrar em contato direto com eles. Além disso, a utilização do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) é recomendada para o monitoramento da situação da CNH e possíveis infrações cometidas.
Como prevenir-se contra fraudes envolvendo a CNH?
Para evitar ser vítima de golpes, a primeira medida a se tomar é evitar clicar em links suspeitos. A verificação das notificações recebidas deve ser feita exclusivamente através dos sites e aplicativos oficiais dos órgãos de trânsito. O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) é uma ferramenta útil, permitindo o acompanhamento dos registros de infrações e a adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE).
Por fim, casos verídicos de suspensão da CNH ocorrem por razões definidas, como acúmulo de mais de 40 pontos em infrações no período de um ano ou infrações gravíssimas, que causam suspensão imediata. O contato oficial dos Detrans se dá por meio de canais devidamente identificados, como cartas enviadas pelos Correios ou anúncios em seus sites oficiais, garantindo assim a segurança dos motoristas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)