Ford Ranger PHEV é a nova era das picapes híbridas
Descubra suas especificações, capacidades e o impacto no mercado de veículos comerciais.
A nova Ford Ranger híbrida plug-in é uma das grandes atrações da fabricante no IAA Transportation, evento dedicado a veículos comerciais que acontece em Hannover, na Alemanha. A picape mantém o design conhecido, mas traz inovações significativas em termos de motorização e desempenho.
Em alguns mercados, a Ranger plug-in poderá representar uma ameaça à BYD Shark. Isso porque utiliza o conhecido motor 2.3 EcoBoost a gasolina em conjunto com um motor elétrico de 102 cv localizado dentro da transmissão. A potência combinada é de 279 cv, superando as versões V6 vendidas no Brasil.
Como funciona o sistema híbrido da Ford Ranger PHEV?
Uma das principais vantagens técnicas da Ranger PHEV é a simples, mas eficaz, integração do motor elétrico ao câmbio automático de 10 marchas. Este sistema de tração 4×4 é praticamente todo mecânico, o que permite que o torque imediato do motor elétrico seja distribuído de maneira eficiente para todas as rodas. De acordo com a Ford, essa configuração “diminui a complexidade do trem de força”.
A Ranger PHEV pode rodar apenas com o motor elétrico?
Sim, a Ranger PHEV foi projetada para rodar até 50 km no modo totalmente elétrico, graças à sua bateria de 11,8 kWh. O tempo de carregamento total da bateria é de menos de quatro horas. Mesmo que a autonomia combinada ainda não tenha sido divulgada oficialmente, esses números já colocam a PHEV na frente de muitas concorrentes em termos de eficiência e sustentabilidade.
Novidades na cabine e no design da Ranger PHEV
A cabine da versão híbrida mantém o mesmo padrão de acabamento das outras variantes, incorporando duas grandes telas: uma para os instrumentos e outra para a central multimídia vertical. Os sistemas de assistência de direção também estão presentes, garantindo a segurança e comodidade do condutor.
Além disso, a Ford revelou uma nova série especial chamada Ranger Stormtrack. Esta versão apresenta novas rodas de 18”, grade frontal exclusiva, arcos de roda ajustados, adesivos laterais e duas opções de pintura: Preto Agate e Cinza Chill. Faróis de leds matriciais, câmeras de visão 360° e sistema de som premium da Bang & Olufsen são alguns dos destaques dessa versão.
Especificações técnicas e capacidades da Ranger PHEV
A nova Ranger PHEV tem capacidade de reboque de até 3.500 kg, sistema de tração integral com caixa de transferência e diferencial blocante do eixo traseiro. Também dispõe de vários pontos de energia na cabine e na caçamba, que podem alimentar outros dispositivos elétricos, tornando-a ainda mais versátil.
- Motor a combustão: 2.3 EcoBoost a gasolina
- Motor elétrico: 102 cv integrado na transmissão
- Potência combinada: 279 cv
- Torque: 70,3 kgfm
- Bateria: 11,8 kWh
- Autonomia no modo elétrico: até 50 km
A nova picape da Ford já foi confirmada para Europa, Austrália e Nova Zelândia. Nestes mercados da Oceania, enfrentará a BYD Shark e sua tração 4×4 que dispensa o cardã, pois utiliza um motor elétrico traseiro. Ainda não há planos para vender a Ranger PHEV na América do Sul.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)