Fiat Grande Panda: lançamento para substituir o Uno no Brasil?
As expectativas para a data oficial de lançamento se concentram por volta de 11 de julho, onde haverá mais detalhes sobre o lançamento.
O cenário automobilístico brasileiro se prepara para receber de volta um nome muito conhecido: o Fiat Uno. Várias fontes sugerem que em 2026, a Fiat planeja lançar o Grande Panda, que poderia adotar o nome Uno em território nacional.
Fique por dentro de todas as informações desse possível retorno que promete mexer com o mercado de compactos no Brasil.
As expectativas para a data oficial de lançamento se concentram por volta de 11 de julho, quando a Fiat, parte do grupo Stellantis, planeja dar mais detalhes sobre este lançamento.
O hatch, chamado internamente de projeto F1H, substituirá os modelos Mobi e Argo, visando unificar as opções de compactos da marca.
O Grande Panda será o novo Uno?
Internamente conhecido como F1H, o veículo que será fabricado sobre a plataforma CMP, renomeada STLA Small, a mesma do Citroën C3, tem despertado a curiosidade de muitos. Uma questão que se levanta é se o Grande Panda europeu seria a reencarnação do nosso conhecido Fiat Uno.
A similaridade nas estruturas de ambos os carros sugere que, apesar das diferenças visuais, o legado do Uno pode continuar através deste novo modelo.
Características do novo modelo da Fiat
A produção do novo compacto da Fiat deve ocorrer na fábrica de Betim (MG), onde também é produzido o Citroën C3. Embora compartilhem a mesma plataforma básica, o novo modelo contará com distintas características, como novas estamparias de chapa e design reformulado das portas e caixas de roda.
O design do Fiat F1H, visualizado através de imagens de patentes, mostra um equilíbrio notável entre tradição e inovação, mantendo o estilo carismático e acolhedor, característico dos modelos Fiat, mas com um toque moderno e futurista.
Dimensões e motorização do carro Fiat
O novo Fiat chega com dimensões generosas, motorização eficiente e tecnologia embarcada para uma experiência de condução completa.
Espaço e Conforto:
- Comprimento similar ao Chevrolet Onix e Volkswagen Polo, com cerca de 4,10 metros.
- Entre-eixos de 2,54 metros para maior conforto dos passageiros.
- Largura aproximada de 1,75 metros.
Motorização:
- Opções de motor 1.0 e 1.3 Firefly.
- Transmissão manual ou CVT.
- Versão Turbo 200 1.0 turbo micro-híbrido de 12V.
Em termos de preço, o novo Fiat ficará numa faixa entre R$ 80 mil e R$ 110 mil, uma posição competitiva em relação a outros véiculos do mesmo segmento no mercado brasileiro.
Isso indica uma estratégia da Stellantis em posicionar o modelo como uma opção viável tanto em termos de custo quanto de desempenho e design.
Este lançamento não apenas marca o retorno de um nome amado pela Fiat no Brasil, mas também indica um passo importante no enriquecimento do portfólio da fabricante em terras brasileiras.
Informações adicionais serão aguardadas ansiosamente até a data de lançamento oficial em julho de 2026.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)