Despedida de veículos: Modelos que saíram de linha no Brasil em 2024
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Despedida de veículos: Modelos que saíram de linha no Brasil em 2024

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Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 01.01.2025 11:02 comentários
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Despedida de veículos: Modelos que saíram de linha no Brasil em 2024

Confira a lista completa, de Chevrolet Camaro a Renault Logan.

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Despedida de veículos: Modelos que saíram de linha no Brasil em 2024
Camaro Collector's Edition (Foto: Chevrolet/Divulgaçào)

O ano de 2024 marcou um período de transformações no mercado automotivo brasileiro. Diversos veículos deixaram de ser produzidos no país, em parte devido a mudanças estratégicas das montadoras, somando-se à chegada de novas tecnologias que favoreceram os modelos eletrificados. O avanço da eletrificação foi reforçado por marcas como BYD e GWM, que expandiram sua presença no Brasil, enquanto outras anunciavam a retirada de modelos menos competitivos.

Esse cenário resultou no fim da linha para vários veículos que não conseguiam mais justificar sua presença no mercado local. Motivos variavam desde a queda nas vendas até a reconfiguração de portfólios das montadoras, em sintonia com novas tendências e exigências dos consumidores.

Chevrolet Camaro e Cruze: Adeus aos ícones

Chevrolet Camaro Collector’s Edition foi a versão de despedida do lendário muscle car no Brasil. A Collector’s Edition, lançada em 2023, foi limitada a apenas 125 unidades e comercializada nas versões cupê e conversível, ambas com motor V8. A saída do Camaro, no entanto, não diz respeito apenas ao mercado brasileiro, abrindo espaço para especulações sobre um possível retorno com tecnologias híbridas ou elétricas.

Já o Chevrolet Cruze, em suas variações sedã e hatchback (Sport6), teve sua produção finalizada no final de 2023. Durante 2024, estoques restantes ainda abasteceram concessionárias, mas ao encerrar o ano, o grupo direciona suas operações para ampliação da linha de SUVs, como o Equinox.

Transformação nos veículos compactos

Renault Logan, um clássico entre os sedãs compactos, deixou de ser comercializado devido a uma mudança de estratégia da Renault, que busca alinhar-se aos modelos da Dacia. Essa decisão afetou principalmente sua competitividade em preço, já que vinha se tornando mais caro e menos atraente para consumidores tradicionais.

Toyota Yaris, tanto em sua versão hatch quanto sedã, também saiu de linha. As mudanças foram influenciadas pela chegada do Yaris Cross, mais adaptado ao novo perfil de demanda do mercado. Embora o sedã tenha saído das concessionárias ainda em 2023, projeta-se que o hatch continue no mercado até meados de 2025 por meio de estoques remanescentes.

Renault Logan (Foto: Renault/Divulgação)

O Impacto das energias alternativas nos veículos

A transformação energética impactou diretamente a presença de modelos híbridos e elétricos da Hyundai e Peugeot. O Hyundai Kona Hybrid e elétrico tiveram uma breve trajetória no Brasil em 2024, enquanto o Hyundai Ioniq seguiu trajetória semelhante. A chegada do Ioniq 5 no Brasil acelerou a saída do modelo híbrido tradicional, alinhando-se aos novos padrões globais.

A Peugeot, por sua vez, reconfigurou seu portfólio com a retirada do Peugeot e-208 GT, uma versão esportiva do hatch elétrico. A estratégia da montadora francesa passa pelo foco em modelos como o e-2008, mais adequados aos avanços da mobilidade sustentável.

Quais serão os próximos passos no mercado Automotivo?

Com as despedidas de 2024, o mercado brasileiro começa a desenhar um novo cenário para 2025 e além. A expectativa está focada na continuidade da introdução de modelos eletrificados e mais sustentáveis, acompanhados por inovações tecnológicas que podem redefinir o conceito de dirigir. Assim, as montadoras estão atentas às necessidades do consumidor moderno e à evolução das regulamentações ambientais.

A visão para o futuro implica em uma transição contínua para veículos que conciliem eficiência com inovação, visando não só suprir a demanda por novas tecnologias, mas também alavancar o compromisso com a redução de emissões e a viabilidade econômica no mercado global.

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