Desafios para cinco estrelas: Segurança do Renault Kardian em detalhes
Explore a evolução da segurança veicular no Brasil, com destaque para o papel dos testes do Latin NCAP
Nos últimos anos, o Brasil tem observado uma gradual evolução nos padrões de segurança veicular, impulsionada por resultados de avaliações independentes. O Latin NCAP, um programa de avaliação de veículos novos para a América Latina e o Caribe, tem desempenhado papel crucial na melhoria da segurança automotiva. Tais análises objetivam elucidar quais veículos oferecem melhor proteção aos ocupantes em caso de acidentes.
A Renault, uma das montadoras presentes no Brasil, apresentou contrastes significativos entre suas novas e antigas gerações de veículos. A exemplo, o novo Renault Kardian obteve resultados satisfatórios em testes de segurança, enquanto modelos mais antigos, como Logan, Sandero e Stepway, não conseguiram a mesma nota positiva. Esses resultados sinalizam uma mudança de estratégia da fabricante em busca de maior segurança.
O desempenho do Renault Kardian
Os resultados do Latin NCAP revelaram que o Renault Kardian alcançou uma avaliação positiva nos testes de segurança. Com uma proteção de 83,41% para adultos e 82,92% para crianças, o modelo se destaca por integrar importantes itens de segurança desde suas versões de entrada. Entre esses itens, estão presentes seis airbags e controle eletrônico de estabilidade, aspectos fundamentais para a elevada pontuação.
Nos testes de impacto, a estrutura do Kardian foi considerada estável, embora com uma área marginal na região dos pés. Resultados positivos também foram observados no impacto lateral, graças ao uso de airbags corporais e de cortina. Contudo, a proteção contra impacto lateral em postes destacou dificuldades, mostrando uma proteção marginal para o tórax e a área cervical.
Por que o Renault Kardian não atingiu cinco estrelas?
Apesar do bom desempenho geral, o Kardian não conseguiu a pontuação máxima de cinco estrelas. A avaliação limitada se deveu ao fraco desempenho na proteção de pedestres, além de deficiências na proteção da região superior das pernas. O Latin NCAP indicou que melhorias nesses aspectos poderiam garantir uma classificação melhor.
A ausência de um sistema de frenagem automática de emergência (AEB) para proteção de pedestres e usuários vulneráveis da via também contribuiu para o desempenho limitado. Assim, o Kardian ainda precisa aprimorar aspectos de segurança passiva para alcançar o máximo reconhecimento do Latin NCAP.
Por que outros modelos da Renault foram reprovados?
Se por um lado o Renault Kardian demonstrou competência, por outro, modelos mais antigos como o Sandero, o Logan e o Stepway revelaram deficiências preocupantes. Esses modelos, derivados da geração anterior de veículos Renault-Dacia, foram reprovados, arrecadando zero estrela do Latin NCAP.
Esses automóveis apresentaram uma estrutura instável nos testes de impacto frontal e lateral, com proteção marginal para a cabeça e tórax dos ocupantes. A ausência de sistemas avançados de segurança, como o AEB e sistemas de assistência ativos, agravou as avaliações negativas.
Perspectivas futuras para segurança veicular
A tendência de melhorar a segurança veicular parece bem enraizada na estratégia das montadoras, influenciada por testes rigorosos e exigências crescentes por parte dos consumidores. A Renault, por exemplo, adota práticas de renovação de sua frota visando atingir normas de segurança mais rígidas e promover modelos mais seguros.
A implementação de uma rotulagem obrigatória de segurança para veículos novos, proposta pelo Latin NCAP, visa levar informação clara aos consumidores, potencializando escolhas conscientes e seguras. Dessa forma, espera-se que os novos modelos sigam a trilha estabelecida por veículos como o Kardian, tornando estradas mais seguras para todos os usuários.
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