Carros que sairão de linha no Brasil em 2024
Vários carros deixarão de ser produzidos no Brasil em 2024 devido à eletrificação da frota automotiva e à mudança nas preferências dos consumidores.
Certos modelos devem deixar de ser oferecidos no mercado brasileiro ainda em 2024. Isso significa que os consumidores não poderão adquirir esses veículos diretamente nas concessionárias como novos, mas somente por meio de revenda. Veja a seguir quais são alguns desses carros que têm previsão para serem descontinuados no Brasil no curto e médio prazo.
Carros com Fim de Linha Confirmados
Citroën C4 Cactus
Circulavam boatos de que o Citroën C4 Cactus sairia de linha no Brasil desde meados de 2019. Anos se passaram, e o C4 Cactus resistiu firmemente. Entretanto, em 2024, o fim de linha para o SUV chegou.
Por mais que o C4 Cactus tenha sido relativamente bem-sucedido no mercado brasileiro, o projeto já está ficando datado perante os concorrentes.
Um dos destaques do crossover é o motor THP (turbo) 1.6 flex, que entrega 173 cv de potência e 24,5 Kgfm de torque. Embora já um pouco antigo, esse motor ainda se destaca perante os rivais. Ele está presente em apenas duas das cinco versões disponíveis atualmente. As demais são equipadas com motor 1.6 flex aspirado, entregando 120 cv de potência e 15,7 Kgfm de torque.
- Motor THP 1.6 Flex: 173 cv / 24,5 Kgfm
- Motor 1.6 Flex Aspirado: 120 cv / 15,7 Kgfm
Mesmo com os números de performance acima da média, o C4 Cactus com motor THP tem boa economia de combustível: faz 8,2 km/L na cidade e 9,5 km/L na estrada com etanol. Já as versões com motor 1.6 aspirado têm economia de 7,7 km/L (cidade) e 8,9 km/L (estrada) quando abastecido com etanol e 11,2 km/L (cidade) e 12,7 km/L (estrada) na gasolina.
Chevrolet Bolt EV e Bolt EUV
Essa dupla de elétricos da Chevrolet permanece disponível no site da marca no Brasil, mas sua produção já foi descontinuada. Em breve, uma versão elétrica do Chevrolet Equinox deve chegar ao Brasil para ocupar o lugar dos Bolt.
- Chevrolet Bolt EV: 203 cv / 36,7 Kgfm
- Chevrolet Bolt EUV: 203 cv / 36,7 Kgfm
Embora sejam bem completos, os dois elétricos têm preços pouco competitivos para a categoria: R$240.150 para o Bolt EV e R$279.783 para o Bolt EUV.
Por que o Chevrolet Camaro Está Saindo de Linha?
É o fim do Chevrolet Camaro — pelo menos como o conhecemos. Em março do ano passado, a Chevrolet anunciou o encerramento da produção do modelo. O nome Camaro ainda pode e, provavelmente, será usado de novo no futuro, mas é muito possível que isso ocorra com algo bem diferente da atual sexta geração do muscle car.
No Brasil, o Chevrolet Camaro é vendido na versão SS Coupe (automático). Uma edição especial dessa versão marca o fim da venda do modelo no Brasil: 125 unidades do Camaro Collection foram trazidas pela Chevrolet para serem vendidas no país.
O motor que equipa essa edição é o clássico V8 6.2 aspirado, que entrega 461 cv de potência e 62,9 Kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 4,2 segundos.
Porsche Macan: Mudanças à Vista?
O Porsche Macan não deixará de ser fabricado. Porém, após 2026, somente versões elétricas estarão disponíveis. Com uma mudança tão grande, o Macan servirá a diferentes propósitos e, possivelmente, apelará para outro público.
SUV de entrada da Porsche, apelidado por alguns de “Baby Cayenne”, o veículo foi lançado em 2014. O carro passou por atualizações ao longo dos anos, com versões que agradam vários tipos de público consumidor. Todas essas versões são movidas por motores a combustão abastecidos com gasolina.
- Macan Electric
- Macan 4 Electric
- Macan 4S Electric
- Macan Turbo Electric
O elétrico foi lançado recentemente no país, e ainda não se sabe ao certo se a demanda será grande como é a do Macan a gasolina. Entretanto, no contexto global, a Porsche reportou que a demanda pelo Macan elétrico excedeu as expectativas.
Renault Logan: Fim Confirmado?
Já há algum tempo defasado, o Renault Logan normalmente nem é lembrado por aqueles que buscam comprar um carro 0 km na faixa dos R$ 100 mil em 2024. Entretanto, o sedan permanece no catálogo da Renault no Brasil — pelo menos por enquanto.
Atualmente, o Logan é vendido em duas versões: Life, que parte de R$97.500, e Zen, que parte de R$101.000. Ambas são equipadas com motor 1.0 aspirado (flex), que gera 82 cv de potência e 10,5 kgfm de torque.
- Logan Life: R$97.500
- Logan Zen: R$101.000
O carro é econômico: faz 13,9 Km/L (ciclo misto). O espaço interno é decente, o custo de manutenção é relativamente baixo e o porta-malas é amplo (510 L). Esses fatores levaram o carro a ser um dos favoritos de taxistas e motoristas de aplicativo. Mas as qualidades param por aí.
Carros que Devem Sair de Linha, mas Ainda Não Têm Fim Confirmado
Renault Stepway
O Stepway, única versão ainda em linha do Renault Sandero, deve ter o mesmo destino do Logan. Atualmente, o carro é oferecido apenas na versão Zen 1.0 MT, que vem equipada com motor 1.0 aspirado (flex), gerando 82 cv de potência e 10,5 Kgfm de torque.
- Motor 1.0 aspirado (flex): 82 cv / 10,5 Kgfm
O carro parte de R$86.990 e possui um design interno muito semelhante ao do Logan com versão de mesmo nome.
Essa lista revela a constante evolução do mercado automotivo e como os fabricantes estão ajustando suas estratégias de acordo com as novas demandas e tecnologias.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)