Carro elétrico barato? Confira os mais acessíveis do Brasil
Embora ainda represente uma pequena parcela do total de automóveis vendidos no país, o setor tem registrado avanços impressionantes.
O mercado de carros elétricos no Brasil está em um momento de significativa transformação e crescimento, apontando um futuro bastante promissor no território nacional.
Embora ainda represente uma pequena parcela do total de automóveis vendidos no país, o setor tem registrado avanços impressionantes.
Segundo dados disponibilizados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a venda de veículos 100% elétricos aumentou de forma expressiva nos últimos anos.
Essa mudança vem acompanhada de desafios, principalmente relacionados aos altos custos desses veículos e a infraestrutura ainda incipiente.
Entre janeiro e agosto de 2023, foram vendidos 5.655 carros elétricos no Brasil. Em 2024, o número alcançou 40.559 emplacamentos no mesmo período, correspondendo a um crescimento de 617%.
No entanto, apesar do aumento significativo, os preços elevados dos carros elétricos persistem como uma barreira para expansão mais ampla nesse mercado em comparação à média do mercado brasileiro.
Modelos mais acessíveis disponíveis atualmente
Para os consumidores que desejam investir em um veículo elétrico, diversas opções estão disponíveis no Brasil, em uma faixa de preço mais acessível.
No entanto, os preços variam conforme a localização e as práticas comerciais das concessionárias.
Nesta categoria, o Seres 3 destaca-se, embora seja o modelo mais caro entre os mais acessíveis, com seu preço aproximando-se dos R$ 200 mil. Este SUV compacto oferece características de um veículo de maior porte e um design mais conservador.
Outro representante deste segmento é o Hyundai Kona EV, que se sobressai com seu design arrojado e funcionalidades avançadas de assistência ao motorista.
A linha de veículos da BYD também contribui para a diversidade do mercado. O Dolphin Plus e o Dolphin são modelos que oferecem diferentes configurações e opções de autonomia, adequando-se às necessidades dos consumidores.
Estratégias de diferenciação e competições internas
No competitivo mercado de carros elétricos, as empresas adotam estratégias variadas para se diferenciar. O BYD Yuan Pro, por exemplo, é projetado para competir diretamente com modelos como o Volkswagen T-Cross e o Hyundai Creta.
Com dimensões menores, mas um design moderno, o Yuan Pro procura conquistar os consumidores com sua central multimídia de destaque e volante minimalista.
O GWM Ora 03, apesar de suas dimensões reduzidas, oferece um motor mais potente e características de segurança aprimoradas, como airbag central e sensores de alta precisão.
Já o JAC e-JS1 se posiciona em uma faixa de preço mais baixa, mas com certas limitações de autonomia e infraestrutura de carregamento.
Infraestrutura impacta o crescimento do mercado de carros elétricos
A infraestrutura para carregamento de veículos elétricos no Brasil ainda se desenvolve, impactando diretamente a adoção desses veículos.
A variedade de padrões de plugues, como o chinês GB/T adotado pelo JAC e-JS1, que possui poucas estações de carregamento compatíveis, contrasta com o plugue europeu Tipo 2, presente em um número muito maior de locais.
Este fator influencia diretamente a escolha do consumidor, que busca não apenas o melhor custo-benefício, mas também a praticidade no uso diário.
No entanto, em meio às limitações, modelos como o Renault Kwid E-Tech, atualmente o carro elétrico mais barato do Brasil, oferecem opções mais econômica aos consumidores dispostos a adotar mudanças.
Esse panorama generalizado destaca o potencial de expansão do mercado de veículos elétricos, fortalecendo a necessidade de investimentos em infraestrutura e pesquisa para garantir o crescimento ainda mais sustentável.
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