A história do Mitsubishi Pajero Evolution, ícone dos anos 90
O Mitsubishi Pajero Evolution, campeão do Rally Dakar, é o sonho de qualquer colecionador.
A Mitsubishi, conhecida por sua expertise em veículos 4×4, encontrou no rali Dakar uma oportunidade para fortalecer sua presença no automobilismo durante os anos 90. Com o objetivo de competir na desafiadora categoria T2, a montadora japonesa desenvolveu o emblemático Pajero Evolution. Este modelo, além de uma máquina de corrida, também precisou ser produzido em versão de passeio para cumprir as regras de homologação, resultando na criação de apenas 2.500 unidades fabricadas no Japão.
Baseado no modelo de duas portas, o Pajero Evolution apresentou uma série de melhorias em relação aos seus antecessores. As mudanças mais significativas incluíram a adoção de uma nova suspensão: duplo A na frente e multilink independente na traseira. Esta configuração substituiu a antiga suspensão com barras de torção à frente e multibraços atrás, diferenciando este modelo dos seus antecessores e garantindo um desempenho de ponta nas competições mais exigentes.
Quais foram as melhorias de performance do Pajero Evolution?
O coração deste veículo estava em seu motor 3.5 V6 de 24 válvulas, que foi turbinado para produzir impressionantes 280 cv, um salto considerável comparado aos 208 cv da versão convencional. O torque também recebeu um incremento, passando de 30,6 mkgf para 35,5 mkgf, assegurando que o Pajero Evolution tivesse a força necessária para enfrentar terrenos inóspitos.
Além disso, a transmissão foi retrabalhada, adotando uma automática sequencial com engates mais curtos, enquanto o sistema de tração Super Select oferecia flexibilidade extra, permitindo selecionar entre tração traseira e bloquear o diferencial conforme as condições do piso.
Por que o Pajero Evolution se destaca entre os entusiastas?
Entre as modificações visuais do Pajero Evolution, destacavam-se os apêndices aerodinâmicos, conferindo uma estética ousada inspirada no Batmóvel e para-lamas alargados que acomodavam pneus maiores. Os assentos Recaro, projetados especificamente para competição, realçavam ainda mais o interior voltado para alta performance.
O design peculiar dos para-barros também acrescentava um toque de exclusividade ao modelo. Tais alterações garantiram não apenas eficiência em corridas, mas também tornaram o Pajero Evolution um ícone de desejo entre colecionadores e aficionados por carros clássicos de rali.
Qual foi o impacto do Pajero Evolution no rali Dakar?
O Pajero Evolution estreou com uma performance impressionante no rali Dakar de 1998, alcançando os três primeiros lugares na classificação geral. Este feito destacou a superioridade deste modelo sobre concorrentes, incluindo aqueles da categoria T3, que em teoria, deveriam ser mais velozes. O carro, conhecido carinhosamente como PajEvo, provou ser formidável em terrenos adversos, contribuindo significativamente para os 12 títulos da Mitsubishi nas 37 edições do Dakar até aquele momento.
Apenas uma década após sua criação, o impacto do Pajero Evolution continua a ser sentido no mundo dos ralis. Embora tenha saído de cena, sua herança permanece viva não apenas nas memórias das competições, mas também nas garagens dos colecionadores que prezam por esta máquina histórica.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)