Zema anuncia frente para ‘protagonismo’ do Sul-Sudeste
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (foto), defendeu em entrevista ao Estadão ações de um consórcio de estados do Sul e Sudeste para se...
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (foto), defendeu em entrevista ao Estadão ações de uma frente para o “protagonismo” político das regiões Sul e Sudeste e evitar perdas econômicas.
“Temos 256 deputados – metade da Câmara – 70% da economia e 56% da população do país. Não é pouco, né? Já decidimos que, além do protagonismo econômico que temos nós queremos – que é o que nunca tivemos – que é protagonismo político”, afirmou.
O Consórcio Sul-Sudeste (Cossud) é atualmente presidido pelo governador Ratinho Junior, do Paraná.
Zema afirmou que o objetivo do bloco é que os estados atuem em conjunto para frear prejuízos às unidades federativas no Congresso.
“Ficou claro nessa reforma tributária que já começamos a mostrar nosso peso. Eles queriam colocar um conselho federativo com um voto por Estado. Nós falamos, não senhor. Nós queremos proporcional à população. Por que sete Estados em 27, iríamos aprovar o quê? Nada. O Norte e Nordeste é que mandariam. Aí, nós falamos que não. Pode ter o Conselho, mas proporcional. Se temos 56% da população, nós queremos ter peso equivalente.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)